domingo, 17 de dezembro de 2017

HMA comemora 8 anos com mais de 140 mil atendimentos

Completando oito anos nesta sexta-feira, dia 15, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), em Paulista, vem cumprindo a missão que lhe foi conferida desde a inauguração, de contribuir para desafogar as grandes emergências da capital pernambucana. Nesses oito anos de funcionamento, o HMA já atendeu 141.086 pessoas na sua Emergência. Somente este ano, até o mês de novembro, foram mais de 15 mil atendimentos na Emergência e quase seis mil cirurgias feitas.

Localizado no entroncamento da BR-101 Norte com a PE-15, na Estrada da Fazendinha, em Jaguaribe, o HMA conta com 1.115 colaboradores, dentre os quais 206 médicos e 448 profissionais de Enfermagem, e funciona com 153 leitos, sendo 29 de UTI, 29 de cirurgia geral, 30 de clínica médica, 29 de ortopedia e 36 de observação, na Emergência. As principais beneficiadas com os serviços dessa equipe e da estrutura do hospital são vítimas de acidentes de trânsito, traumas e violência na área norte do Grande Recife e também da Zona da Mata Norte. 

O Hospital Miguel Arraes foi o primeiro administrado pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP como Organização Social (OS), entidade sem fins lucrativos que recebe dinheiro público para oferecer tratamento gratuito em saúde. Pautado pela humanização no atendimento desde sua fundação, em 1960, o Complexo Hospitalar do IMIP é um centro de referência em diversas especialidades médicas e o HMA está inserido nesse conjunto de valores. Para o superintendente do Miguel Arraes, o cirurgião Petrus Andrade Lima, apesar das dificuldades enfrentadas durante essa jornada, o HMA se mantém firme na sua missão de prestar assistência à população usuária do SUS com qualidade e humanização: “o Hospital Miguel Arraes chega ao oitavo ano de funcionamento estabelecido como unidade de saúde referência no padrão de assistência à população pernambucana e no ensino de profissionais de saúde”.

COMEMORAÇÃO

Nessa sexta-feira, direção e funcionários do Hospital Miguel Arraes (HMA) estiveram reunidos num almoço para mais de 300 pessoas, no refeitório, para celebrar a data. O diretor médico, Francisco Couto, agradeceu a colaboração e o profissionalismo de todos nesse período. Em seguida, houve uma solenidade no auditório, quando dr. Francisco lembrou do início do funcionamento do hospital, com as dificuldades inerentes ao momento, e fez um comparativo com os dias de hoje, quando o HMA é destaque em eventos de ortopedia e traumatologia graças ao trabalho e envolvimento de toda a equipe.

A diretora de Ensino e Pesquisa do HMA, Isly Lucena, também agradeceu o comprometimento de todos, destacando o esforço na construção de um equilíbrio num momento difícil pelo qual todo o sistema de saúde brasileiro atravessa. Dra. Isly citou também os avanços no campo do ensino e pesquisa, com o empenho de todo o corpo funcional para que mais estudantes pleiteiem uma vaga no HMA devido a sua referência em estágio e residência.

Em seguida, dr. Francisco Couto leu uma mensagem do superintendente do HMA, Petrus Andrade Lima, que não pode estar presente à solenidade desta sexta-feira. Nela, dr. Petrus agradece pela elevada qualidade do trabalho de todos, o que torna o hospital reconhecido dentro do SUS. A comemoração terminou com a fala do coordenador de Segurança do HMA, Marcos Sabino, representando os funcionários que estão no hospital desde o início, há oito anos. Fotos e o corte do bolo encerraram a solenidade. 


Com informações da jornalista Iana Gouveia