sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Festival de Teatro de Igarassu


Com o objetivo de ampliar o acesso da população de Igarassu e das cidades vizinhas às produções teatrais realizadas no município e estado de Pernambuco, o Grupo Ariano Suassuna – GAS, realiza até o dia 10 de dezembro o 8ª Festival de Teatro de Igarassu – Festig, com apresentações de 17 espetáculos destinados para o público adulto e infantil, no centro cultural, nas escolas públicas e nas ruas do município. 

Esta edição, que é em homenagem ao ator e produtor Cultural Paulinho Mafe, tem entrada franca, possibilitando aos moradores, estudantes da rede pública de ensino, educadores, artistas e público em geral, o acesso a toda programação do festival, fomentando assim, as artes cênicas como bem de consumo, formando novas plateias e contribuindo culturalmente e socialmente para a cidade e para estado.

Na grade uma programação bem diversificada, com espetáculo que versão desde a reflexão, como Diário de um Louco, passando por um que visita nossas raízes ancestrais, como Ganga Meu Ganga, chegando a uma comédia com linguagem da cultura popular, como 25 Anos de Munganga com Mateus e Catirina. Também nesta edição, os alunos das escolas públicas receberão em seus pátios obras cênicas, promovendo o encontro com o ambiente educacional em uma vivencia harmônica, dando acesso à cultura e formação de novas plateias.

“É um evento cultural voltado para o fortalecimento dos grupos e companhias de teatro no município de Igarassu, disseminando a produção teatral realizada na cidade, no estado e no país, uma vez que em edições anteriores, até participações internacionais se fizeram presentes. E esse intercâmbio promoveu grandes resultados”, pontua André Ramos, coordenador do Festival. 

Espetáculos deste fim de semana

Bruta Flor
Cia experimental Vitóri
Vitória de Santo Antão / PE
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo / 09/12 -`as 19h

Até que ponto somos capazes de amar? “Todo amor é sagrado? Dois irmãos (Flor e Neco) vivem numa casa em meios a flores, fotografias e lembranças de um passado e seus segredos que jamais foram revelados para que eles continuassem juntos. Mas o Amor também tem sede de liberdade, e ir embora ou não daquele lugar, dependerá das verdades reveladas. Texto e Direção: César Leão Elenco: Cecília Lopes e Raphael Gustavo Cenografia: Fabiano Falcão e César Leão Iluminação: César Leão Figurinos: Raphael Gustavo Maquiagem: César Leão e Cecília Lopes Sonoplastia: Guilherme Expedito, César Leão e Raphael Gustavo


Ganga Meu Ganga – O Rei
Grupo Teatral Ariano Suassuna - Igarassu / PE
Centro de artes e cultura Mestre Narciso Félix de Araújo / 10/12 – às 19h

Com o propósito de desmistificar o preconceito religioso e difundir a influência africana no Estado, o espetáculo é aberto a todos os públicos. Em cena, os personagens falam de romance e drama dentro da perspectiva da religião de matriz africana. O texto tem um comprometimento com a verdade, uma vez que as palavras não se respaldam apenas nos conhecimentos empíricos ou mesmo teórico acadêmicos, mas no conhecimento prático do interior de uma Casa de Santo – de um terreiro.