segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Como congelar o alimento sem perder sabor e nutrientes

Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não esteja correndo com as coisas do dia a dia. Casa, trabalho, família, vida social. A rotina se torna cada vez mais corrida e as tarefas do cotidiano tem que ser feita de maneira mais prática. Quando falamos em alimentação, é comum prepararmos as refeições da semana inteira no final de semana, por exemplo, e congelar para consumir nos outros dias. Embora seja uma prática frequente, a maneira de fazer o procedimento nem sempre é feita da forma correta.

Com o passar dos anos e com a crescente evolução das tecnologias para produção e conservação dos alimentos, surgiram técnicas que permitem que todas as características originais sejam mantidas, além de evitar cristais de gelo na comida, que geram um aspecto molhado ou aquoso quando descongelado. “Uma destas técnicas é o Ultra Congelamento, realizado através de um equipamento de resfriamento rápido. O processo consiste em levar os pratos para uma câmara com sistema de ar forçado que trabalha em temperatura média de -40°C, e em 40 minutos o estado de congelamento completo é alcançado”, explica Tina Hartmann, nutricionista da Very.

Quando falamos em congelamento caseiro, o processo varia de acordo com o alimento. Se for hortaliças o ideal é colocá-las em uma panela com água fervendo e depois em água com gelo. Essa técnica permite a manutenção da cor, consistência e valores nutricionais. Já as frutas podem ser congeladas para serem usadas em vitaminas, geleias, bolos, mas não para comer frescas de novo. As carnes cruas devem ser tratadas e porcionadas para o congelamento, e os alimentos semi prontos devem ser previamente resfriados, em bacias com água e gelo, por exemplo, e depois para o refrigerador. Dessa forma minimiza a formação de cristais de gelo. 

É importante saber as diferenças dos processos para que a comida mantenha sua cor, sabor, odor e apresentação sem adicionar conservantes ou aditivos químicos. Na Very, por trabalhar com delivery, a preocupação é que as refeições cheguem saborosas e nutritivas até o destino final. “Embora todo o cuidado, existem alimentos que não devem ser congelados como ovo, maionese, iogurte, folhas, pudins, queijos cremosos, batata, pepino, creme de leite”, comenta a nutricionista. Para os que podem seguir essa linha, é ideal que o procedimento seja feito em potes de vidro ou cerâmica, que não eliminam nada tóxico, com duração de aproximadamente três meses.