sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Caruaru economiza de R$ 60 mil por mês em 2017

A Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru (Sesp), que atua em sete gerências no município (Limpeza, Iluminação, Feiras e Mercados, Matadouro, Curral de Gado, Proteção Animal e Necrópole) obteve, mesmo com todas as atribuições, neste ano, uma economia de R$ 60 mil por mês, em média, quando comparado ao ano passado. 

Dois grandes programas foram destaques este ano: Caruaru Cidade Limpa e Ilumina Caruaru. O processo de revitalização do Rio Ipojuca, no perímetro de Caruaru, faz parte do programa Caruaru Cidade Limpa e, desde o início de 2017, já foram retiradas mais de 8 mil toneladas de entulho, lixo e baronesas. Todo o trecho urbano do Rio Ipojuca, aproximadamente 12 km, está sendo limpo constantemente, assim como os mais de 33 canais das zonas urbana e rural.

Foi criado, dentro do programa Caruaru Cidade Limpa, o grupo EcoAtitude, para aplicação e fiscalização da Lei 5.244, de 2012, que regulamenta a problemática dos resíduos de construção civil (entulho/metralha), obrigando os geradores a retirá-los de calçadas, vias e logradouros públicos. Até o início de dezembro, foram 1.585 notificações e quase 600 multas.

Através do Programa Cidade Limpa, foram implantadas 600 lixeiras, nas principais vias da cidade, feita a capinação em mais de 350 quilômetros de vias pavimentadas, nas zonas urbana e rural, além da coleta e transporte, para o aterro sanitário, de mais de 110 mil toneladas de lixo e o controle de impacto ambiental, com a coleta de chorume no aterro sanitário.

A Sesp implantou o programa de educação ambiental "Amigos do Meio Ambiente" em dez escolas do município, sendo seis na zona urbana e quatro na zona rural, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria de Educação. O programa tem como objetivo transformar os alunos em agentes ambientais e propagar o conhecimento em gestão dos resíduos sólidos, gestão da água e energia para toda a comunidade.

O programa Ilumina Caruaru foi criado para atender a população em mutirões de fim de semana pelos bairros, tendo como prioridade localidades que apresentaram maiores riscos de violência e vulnerabilidade. O programa ampliou a cobertura da iluminação pública na zona urbana e nos principais núcleos rurais. Houve, ainda, a substituição de 436 pontos por led e mais de 6 mil pontos de iluminação foram restaurados.

Antes mesmo da requalificação do Parque 18 de Maio, prevista para ser iniciada no início de 2018, a Sesp realizou ações importantes no local, como o cadastro de cerca de mil ambulantes, o processo seletivo para a contratação de 40 fiscais, instalação de 60 lixeiras, 48 tonéis de lixo e iluminação de led nas principais vias de acesso.

A Secretaria de Serviços Públicos também elaborou um diagnóstico do Centro de Caruaru, que visa requalificar e fortalecer a dinâmica econômica e social do local.

Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru