sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Ano novo, carreira nova!



Esta época de fim de ano é muito propícia para pensar sobre as conquistas obtidas ao longo dos últimos meses e também para planejar os objetivos para 2018. Quem deseja aproveitar o novo ano para começar uma carreira nova deve levar determinados fatores em conta a fim de que a mudança seja realizada sem complicações.

De acordo com Adérison Rocha, professor de Recursos Humanos do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), este anseio por mudanças no meio profissional é muito comum no atual cenário socioeconômico brasileiro. “Hoje em dia, as pessoas estão constantemente em busca de maiores recompensas. E isso não precisa ser necessariamente algo monetário, mas pode vir também na forma de status, maior autonomia, flexibilidade de horários ou estabilidade empregatícia”, afirma o professor.

Quando se decide deixar a atual profissão de lado em busca de uma nova carreira, o cuidado na escolha deste novo caminho deve ser redobrado. “É necessário ter muito autoconhecimento, compreender de maneira profunda os pontos fortes e fracos, antes de decidir definitivamente”, orienta Adérison. Vale também conversar com pessoas próximas que atuem nas áreas desejadas para aprender por meio das experiências delas.

Com o objetivo definido, é importante definir o caminho que vai levar até ele. “Tem que ter muita disciplina. Conciliar o trabalho atual com a prática e os estudos necessários para mudar de vez de carreira pode ser muito cansativo, então é preciso ter foco e fazer alguns sacrifícios para que o objetivo não seja só um sonho, mas algo tangível, real”, reitera Adérison.