quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Projeto que trata crianças com microcefalia em Pernambuco está com inscrições abertas

O aumento no número de casos de bebês nascidos com microcefalia, cuja causa é atribuída ao surto do Zika Vírus em 2015, tornou-se um grave problema de saúde pública. Em função desta realidade surgiu o Quero Bem, projeto vencedor do Here for Good, prêmio concedido pela rede internacional de universidades Laureate para ações que mais se destacam a cada ano por seu impacto social positivo. A iniciativa está com inscrições abertas para receber novas crianças e famílias.

O Quero Bem foi criado em Pernambuco, no âmbito da FG Comunidade, clínica escola da UniFG, pelas professoras Fátima Casa Nova e Alessandra Bahia. Além de oferecer tratamentos nas áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia para as crianças, a ação ainda acolhe e presta atendimento psicológico e jurídico às famílias. O projeto não possui limite de idade, restrições geográficas ou de renda. As crianças recebem dois atendimentos semanais com duração de uma hora cada nas áreas de fisioterapia e nutrição. Todos os atendimentos são feitos pelos professores e alunos que atuam na clínica escola.

O projeto já acompanhou cerca de 50 famílias em pouco mais de dois anos. Em grupo, as mães também são atendidas pela equipe de psicólogos. Elas se reúnem e dividem dores e medos, assim como as experiências e as vitórias vivenciadas nesta fase. O Quero Bem também oferece assessoria jurídica às mães e há inda uma parceria com a OAB de Jaboatão que viabiliza benefícios junto ao INSS.

A clínica segue com as portas abertas para toda população pernambucana que necessite do atendimento. Atualmente, 12 famílias são atendidas, mas existe espaço para beneficiar mais pessoas. Para participar, basta ir até a FG Comunidade, localizada na avenida Ayrton Senna da Silva, no bairro de Piedade, em Jaboatão do Guararapes, e realizar uma triagem. Logo após essa etapa, os candidatos fazem uma entrevista clínica com profissionais da Psicologia, Fisioterapia e Nutrição.

“Muitos desses bebês chegaram com rigidez muscular, ausência de expressão e de linguagem. Hoje vemos que eles desenvolveram sua motricidade, diminuindo a rigidez muscular e passaram a apresentar uma linguagem própria e um rosto cheio de expressão. Queremos prestar atendimento a mais crianças”, afirma Fátima Casa Nova.

Serviço:
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva - Piedade, Jaboatão dos Guararapes 
Telefone: (81) 3461-5571