segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Militantes do MBL são expulsos de solenidade em homenagem a Fidel Castro

Um grupo de cinco militantes do Movimento Brasil Livre, invadiu a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) , durante a sessão de homenagem à memória de Fidel Castro, por iniciativa de um ano da morte do líder cubano. Com a plenária cheia, o grupo tentou interromper na marra a sessão e foram expulsos da ALBA., já que tentavam interromper as falas das organizações de esquerda.

A sessão foi uma iniciativa do deputado Marcelino Galo do PT baiano, afirmando ser uma oportunidade de refletir e debater o legado de Fidel Castro à frente da revolução Cubana e do país caribenho.

O evento contou com a presença do embaixador cubano no Brasil, Ronaldo Gonzáles e médicos do programa Mais Médicos. “Em nosso estado, 843 médicos cubanos atuam na atenção básica e preventiva garantindo e fortalecendo um atendimento digno e humano para cidadãs e cidadãos baianos de 315 municípios. Também refletimos sobre a conjuntura política atual e como o legado do líder da Revolução Cubana permanece como fonte viva, inspiradora, a fortalecer a luta por uma sociedade mais justa, fraterna e sem desigualdades”, disse Galo.

Eleições - Começam, em Cuba, as eleições municipais, processo que culmina com as eleições presidenciais na ilha caribenha. O atual pleito é encarado como de grande importância histórica, já que é o primeiro sem o Fidel Castro, morto há um ano.

O presidente da República Cubana é decidido na Assembleia Nacional, onde os representantes são eleitos pelo povo e escolhem o próximo líder, que pela primeira vez desde a revolução, não será da família Castro. Com 86 anos, Raul Castro anunciou que não participará do pleito. O primeiro passo para a Assembleia Nacional ocorre durante as homenagens de um ano da morte de Fidel Castro. E discurso do Partido Comunista Cubana é o de votar por Fidel, uma vez que o voto não é obrigatório. 

Com informações do Portal A Postagem - Fábio St. Rios