quinta-feira, 16 de novembro de 2017

HMA reúne renomados especialistas em Simpósio de Urgência e Emergência



Tudo pronto para o 1º Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência do Hospital Miguel Arraes (HMA). O evento acontece nesta sexta-feira (17) e sábado (18), no Auditório Alice Figueira, no IMIP, no bairro dos Coelhos, no Recife.

A abertura do simpósio ocorre na sexta, às 19h, com a composição da mesa presidida pelo superintendente do HMA, dr. Petrus Andrade Lima. O pernambucano Fernando Spencer, atualmente atuando como docente médico na Unioeste, em Cascavel, no Paraná, abrirá os trabalhos. Dr. Fernando, com vasta experiência na área de cirurgia de trauma e emergência e cirurgia gastroenterológica, atuando com cirurgias de reconstrução da parede abdominal, vai ministrar palestra sobre “Trauma Abdominal”.

Em seguida haverá uma mesa redonda sobre “Cirurgia Geral e Trauma”, abordando assuntos como “cirurgia de controle de danos no trauma”, “transfusão maciça no doente vítima de trauma” e “radiologia intervencionista no paciente vítima e trauma”. A primeira noite do simpósio se encerra com um coquetel de confraternização.

No sábado, 18, os trabalhos têm início às 8h30, com uma mesa redonda sobre “Traumato-ortopedia”, com a coordenação do Diretor Médico do HMA, dr. Francisco Couto. Uma mini-conferência sobre “Fratura Exposta” está prevista para 9h40, com os especialistas Fábio Couto, chefe da Residência de Ortopedia do HMA, e Sormane Britto, chefe da Ortopedia do HMA. Às 10h30 haverá nova mesa redonda, desta vez sobre “Cuidados Paliativos”, com a coordenação do dr. Fábio Queiroga, coordenador de Clínica Médica do HMA.

O simpósio prossegue no turno da tarde, com uma mesa redonda sobre “Novos Conceitos no Tratamento da Sepse”, com a coordenação do dr. Noel Loureiro, coordenador da UTI do HMA, a partir das 14h. O simpósio termina às 18h, depois de uma mesa redonda sobre “Emergência Clínica”, coordenada pela chefe da Emergência do HMA, dra. Rafaella Italiano.

Com informações da jornalista Iana Gouveia