segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cármen Lúcia enfrenta críticas de ministros dentro e fora do STF

Cármen Lúcia está desgastada. Pelo menos é o que garantem comentários tecidos por colegas ministros, dentro e fora do STF (Supremo Tribunal Federal). A presidente da casa teria perdido força e liderança, conforme os rumores.

Um dos exemplos, citados por críticos à Folha de S. Paulo, foi a incapacidade de Cármen Lúcia de fortalecer o Supremo ante o Congresso na votação que definia quais medidas judiciais que impedem o exercício parlamentar precisam passar pelo Legislativo.

Outro ponto extremamente criticado é a forma como a ministra interpelou briga entre colegas Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso durante plenário da corte. Os dois casos ocorreram em outubro.

Nem todos culpam apenas Cármen Lúcia pelo desgaste na imagem do STF. Ministros que não quiseram sem se identificar, garantiram ao jornal que "a energia está pesada", de maneira geral. Tanto Gilmar Mendes quanto Luís roberto Barroso, por exemplo, são hostilizados presencialmente - como quando Mendes foi recebido com tomates em São Paulo - quanto nas redes sociais - onde Barroso foi criticado pelas expressões que usou a brigar com Mendes.

As desavenças no STF ficam mais evidentes em questões sociais e políticas. Já se ouviu comentários como "nós ganhamos" de um ministro ao comemorar o resultado de um processo. Como atenta a Folha, na maioria das decisões tomadas pelas turmas, sem Cármen Lúcia, o "placar" costuma ser acirrado, com decisões de 3 a 2.

Notícias ao Minuto