sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Amanhã tem caminhada em defesa do Rio Tejipió

O Instituto Solidare, o Conselho Interdenominacional de Pastores e Líderes-(CIPEL) e outras organizações da sociedade civil, em parceria estratégica com a Tearfund, organização inglesa, vai promover neste sábado (25/11), a Caminhada Rio Limpo, Cidade Saudável. A concentração será na Rua 15 de novembro, ao lado da Estação do Metrô de Coqueiral, a partir das 14h e percorrerá as principais ruas que são afetadas pelas enchentes do Rio Tejipió, culminando com um grande ato público na praça em frente ao Centro Urbano Bidu Krause, no bairro do Totó.

A proposta do movimento é pressionar as prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes a iniciar, com urgência, adoção de medidas para conservação do Rio Tejipió. Além disso, visa também reivindicar de ambas as administrações dessas prefeituras a implantação de projeto de educação ambiental para os moradores dos bairros que margeiam o rio (Coqueiral, Curado, Tejipió e Totó, no Recife e o Distrito de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes), já que todos os anos sofrem graves consequências com as enchentes. O projeto espera desenvolver oficinas e atividades socioambientais a serem executadas a partir das organizações de base comunitária, como igrejas e escolas da rede pública e privada de ensino.

De acordo com o presidente do Instituto Solidare, José Marcos, por se localizarem na divisa entre esses dois municípios, as comunidades dessa região vivem em um completo descaso das prefeituras. “O projeto tem dois grandes eixos de atuação, um político, em cobrar do poder público o cuidado com o Rio Tejipió e suas comunidades, e outro de educação ambiental, para a comunidade em geral”, destacou.

Do ano passado até o momento foram realizadas diversas atividades para a conscientização ambiental e a implantação de políticas conservacionistas envolvendo o poder público e os habitantes das regiões que permeiam o Rio. Entre elas destacamos:

- Sensibilização de organizações sociais, igrejas (evangélicas e católicas) e escolas públicas e privadas

- Seis conferências realizadas nos bairros assistidos para escuta das comunidades afetadas e criação de propostas

- Conferência geral de culminância, ocorrida no Centro Social Urbano Bidu Krause no bairro do Totó, onde foram eleitas as proposições a serem apresentadas aos órgãos públicos

- Audiências públicas na Câmara Municipal do Recife e na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Como não houve o retorno dos poderes públicos, as organizações que compõem o colegiado gestor do projeto decidiram realizar um abaixo assinado, onde foram coletadas 14 mil assinaturas, entregue aos prefeitos do Recife e Jaboatão, secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social e Conselho Municipal de Meio Ambiente, juntamente com as proposições elaboradas nas conferências de escuta.

Com informações da jornalista Wedja Gouveia