sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Voluntários do Parque de Serra dos Cavalos convocam a população para ação ambiental neste domingo

Voluntários e membros da Associação Conhecer e Preservar se juntarão à Brigada Tangara de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais para promover, neste domingo (22), uma ação educativa no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, na Zona Rural de Caruaru. A ação conta com o apoio da gestão do parque, onde os visitantes serão convidados a se juntarem ao grupo para fazer o recolhimento do lixo deixado nas trilhas e no Açude Jaime Nejaim.

A ação tem o objetivo de despertar a conscientização ambiental dos frequentadores da reserva sobre a importância da preservação do local, e irá acontecer das 08h às 13h. Os participantes serão divididos em grupos, de acordo com o grau de dificuldade de cada trilha. O trabalho no açude será feito com a ajuda de caiaques. O ponto de encontro será no receptivo do parque e a empresa rodoviária Capital do Agreste disponibilizará um ônibus de graça para quem quiser fazer o traslado até o parque. O veículo ficará estacionado ao lado do Grande Hotel, na Avenida Rui Barbosa, no centro, com horário de saída previsto para às 07h30.

A orientação é que os voluntários usem roupas leves, calçados fechados, levem garrafinha de água e protetor solar. O local conhecido pelas trilhas ecológicas, açudes e clima ameno, fica localizado no Primeiro Distrito Rural do município. A iniciativa da ação é da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, através da gerência do parque e conta com o apoio dos funcionários da reserva e do SOS Rio Ipojuca. “O intuito é promover um momento prazeroso de contato com a natureza, onde os voluntários poderão colaborar, efetivamente, na preservação do parque que é de todos nós”, pontuou o gestor do parque, Alexandre Leite. O site para mais informações sobre a reserva é o https://sites.google.com/view/parquevsobrinho.

Brigada Tangara

Criada em setembro deste ano, é a primeira brigada formal da Prefeitura de Caruaru de prevenção e combate à incêndios florestais do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, de Serra dos Cavalos. Até então, o grupo de combate era informal, formado basicamente por voluntários e organizado por membros da Associação Conhecer e Preservar. A brigada Tangara é formada por cerca de 30 servidores municipais de diversos setores ligados ao parque, voluntários e representantes locais, Comunidade Hare Krishna e membros da associação.

Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra Dos Cavalos)

O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho foi criado pela lei municipal de nº 2.796, de 07 de julho de 1983. O nome do Parque é uma homenagem ao importante ambientalista pernambucano, pioneiro na luta pela conservação ambiental.

Trata-se de uma reserva florestal serrana, remanescente da mata atlântica, localizada na área da antiga Fazenda Caruaru. Está inserida em um brejo de altitude conhecido por Serra dos Cavalos, entre 800 a 950m acima do nível do mar e ocupa uma área de 359 hectares. O local possui um clima ameno com temperaturas que variam entre

Horário de visitação: de terça à domingo, das 6h às 16h.

Para visitação às trilhas, o agendamento deve ser feito com um guia pelo telefone: (81) 3701.1455 ou através do link:



Serviço:

Mutirão de limpeza
Local: Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho
Horário: das 08h às 12h
Endereço: Sítio Araçá – Murici, Serra dos Cavalos
Traslado: ônibus disponível ao lado do Grande Hotel, na Avenida Rui Barbosa, centro, com saída às 07h30.

Secretaria de Imprensa de Caruaru