quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Profissionais do SUS passam por treinamento no Hospital Dom Helder

O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho, com o intuito de oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes do Sistema Único de Saúde, o SUS, realiza curso de ACLS, sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, para seus profissionais de saúde.

O ACLS é um curso de imersão que foi desenvolvido pela Associação Americana do Coração com o objetivo de padronizar o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE).

O curso, que está capacitando catorze médicos do HDH, é realizado pelo Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Incor – Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Além do curso de ACLS que começou neste domingo (22), na terça-feira (24) doze enfermeiros e fisioterapeutas do HDH participarão do curso BLS (Suporte Básico de Vida) que aborda o reconhecimento e tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação e tem intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares.

O Hospital Dom Helder Câmara tem o objetivo de se tornar um centro internacional de treinamento e, para isso, seis médicos farão o curso de instrutor de ACLS nesta quarta-feira (25). “O HDH será um sítio de treinamento do INCOR. Nos primeiros anos seremos ligados ao INCOR e seremos sua representação aqui em Pernambuco e nossos instrutores serão assessorados pela equipe deles. Após isso iremos pleitear para sermos um Centro Internacional de treinamento” explica o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Dom Helder Câmara, Rodrigo Pedrosa.

Com informações da jornalista Roberta Vasconcelos