segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Por uma educação transformadora

Dar oportunidade aos jovens pernambucanos de continuar os estudos, trilhar novos caminhos e, assim, construir um futuro promissor. Foi com essa premissa que o governador Paulo Câmara lançou, nesta segunda-feira (30.10), durante solenidade na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (unidade Cruz Cabugá), o Programa de Acesso ao Ensino Superior - PE no Campus, que incentiva os estudantes da Rede Estadual de Ensino a ingressarem em universidades públicas. A iniciativa seguirá duas linhas de atuação: suporte aos alunos no acesso ao Ensino Superior e de apoio financeiro, pelo qual mil estudantes de baixa renda com as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou no exame do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) receberão uma bolsa para quando ingressarem em instituições públicas.

Para ter direito ao apoio financeiro ofertado pelo Governo do Estado, são necessários alguns pré-requisitos: o aluno deve ser da Rede Estadual de Ensino, ter concluído o Ensino Médio há não mais do que cinco anos, vir de família que seja atendida pelo Bolsa Família ou com renda familiar inferior a dois salários mínimos e que tenham domicilio em cidades distantes mais de 50km da universidade.

O Aluno do 3º ano da unidade, Carlos Franklin Oliveira (foto), de 17 anos, concorda com a gestora, complementando que, a cada dia que passa, o Governo do Estado dá uma nova chance para que o aluno seja melhor do que ontem. “É um programa que vai beneficiar muito os jovens porque vai dar a oportunidade de sonhar em fazer uma faculdade e poder realizar esse sonho”, comemorou.


Outros programas do Estado para a educação são as 200 bolsas de iniciação científica de R$ 400 que são oferecidas pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para os alunos que ingressaram em universidades públicas. 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco