segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Obras da Compesa em Jaboatão dos Guararapes

Com a implantação de uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) na rede de distribuição do bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, a Compesa avança no projeto que está levando melhorias na distribuição de água para 60 mil pessoas em seis bairros do município. Os serviços foram iniciados, hoje (9) de manhã, para instalar o dispositivo na Avenida Abdo Cabus, próxima a Avenida Ulisses Montarroyos, e a previsão que sejam concluídos até amanhã pela manhã. Foi preciso suspender o abastecimento de água para parte do bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, uma área que vai da Avenida Bernardo Vieira de Melo até a Ulisses Montarroyos, e da Avenida Abdo Cabus até a Rua Francisco Pessoa de Melo. Após a finalização dos trabalhos, o fornecimento de água será restabelecido na área.

A instalação da VPR - a quinta dentro desse projeto em Jaboatão - faz parte da ação de setorização do fornecimento de água, que busca dividir a rede de distribuição de água em distritos de abastecimento, com o objetivo de melhorar o atendimento continuado à população por meio do equilíbrio das pressões, maior controle operacional do sistema, redução das perdas e da frequência de vazamentos. O projeto já está 70% concluído e vai beneficiar toda a orla de Candeias e parte dos bairros de Piedade, Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Massaranduba, Massangana e as localidades de Lagoa das Garças, Vila Sotave, Jardim Prazeres e ao longo da Estrada da Batalha. “O projeto engloba toda área delimitada pela BR-101, a Estrada de Curcurana, a Avenida Armindo Moura e o Litoral. Trata-se uma área que teve um grande crescimento populacional e uma expansão imobiliária significativa na direção da orla e no sentido Lagoa Olho D’Água. Com esse projeto a Compesa buscou redimensionar a rede de abastecimento de toda essa área”, informa a gerente de Planejamento Operacional da Compesa, Maria Lúcia Martins.

As obras iniciaram em outubro de 2015 e promoveram o isolamento dessas áreas em sete setores distintos de abastecimento de água, além da instalação de VRPs e medidores de vazão. Esse processo ainda integrou interligações de redes antigas, mapeamento das pressões e vazões, implantação de automação para melhorar o controle e a distribuição de água. Para concluir todo o projeto, até dezembro deste ano, ainda faltam mais três intervenções para a instalação de três equipamentos desse mesmo porte. O projeto recebe o investimento de R$ 4 milhões, recursos do Governo do Estado com contrapartida da Compesa, e beneficiou ainda bairros da cidade de Camaragibe – Vila da Inabi, Jardim Primavera e Cosme Damião. 

Imprensa Compesa