segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Hospital Jayme da Fonte é referência em transplante de fígado

O transplante de fígado é uma das cirurgias de maior complexidade do corpo humano e, por isso, exige muita tecnologia e recursos humanos aprimorados com uma equipe médica multidisciplinar; explica o professor e cirurgião Cláudio Lacerda. Dr. Cláudio é quem comanda a equipe que atua no Hospital Jayme da Fonte, e que acaba que realizar o transplante de fígado número 900, um marco para o hospital, que ocupa hoje o terceiro lugar no ranking nacional de transplantes, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

O resultado é fruto da atuação da Unidade de Transplante de Fígado (UTF), uma parceria entre os hospitais Oswaldo Cruz, Jayme da Fonte e IMIP. A UTF existe há 17 anos e hoje atende pessoas de todas as regiões do Brasil. Além disso, após as cirurgias, 90% dos pacientes que recebem o fígado têm chance de cura. A UTF já alcançou a marca de 1.200 transplantes de fígado, destes, 900 foram realizados no Hospital Jayme da Fonte – incluindo casos de transplante dominó, método que permite realizar dois transplantes ao mesmo tempo, onde um único doador salva duas vidas.

“É muito importante para a UTF poder contar com a estrutura física e humana oferecida pelo Jayme da Fonte para atender pacientes do SUS. Esta parceria, que existe há 15 anos, nos trouxe a possibilidade de ampliar o atendimento e melhorar os resultados obtidos após as cirurgias. Hoje a UTF é uma forte candidata à liderança nacional da transplantação hepática”, afirma Dr. Cláudio. A equipe coordenada por ele é formada por cirurgiões, anestesistas, clínicos, imagenologistas, intensivistas, além de enfermeiros e fisioterapeutas.

O Polo Médico de Pernambuco vem se destacando por sua competência, principalmente no quesito de transplantes hepáticos. É comum ouvir histórias de pacientes que saem do Nordeste para fazer tratamentos médicos no Sul e Sudeste. Hoje há uma inversão do fluxo no turismo de saúde e, vem se tornando cada vez mais freqüente, pacientes de outras regiões procurando tratamento aqui no Estado. “Já realizamos transplantes de fígados em muitos paulistas aqui no Hospital Jayme da Fonte”, diz Dr. Cláudio. Ele ainda explica que a procura se dá por causa dos bons resultados e ainda esclarece: “A fila anda mais rápido aqui porque o volume de transplantes em relação ao tamanho da lista é maior. Trabalhamos em tempo integral, não paramos em nenhuma época do ano como, natal, carnaval... Não adianta conscientizar a população sobre doação se não tem equipe para buscar”, reforça o médico.

O médico ainda destaca que ter um hospital ocupando o 3º lugar no ranking nacional de transplantes hepáticos é um ponto muito importante para a história médica de Pernambuco e merece destaque especial. “É muito gratificante participar de um trabalho unificado e árduo, feito com muita paixão por todos que fazem parte desta equipe", finaliza.