sexta-feira, 27 de outubro de 2017

HMA promove workshop sobre Câncer de Mama

Como parte das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, o Hospital Miguel Arraes (HMA) realiza um workshop na recepção da Emergência da unidade, em Paulista. O objetivo é alertar para o valor do auto-exame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo tumor que mais mata no Brasil depois do câncer de pele.

A ação é promovida pelos setores de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia do HMA, com apoio da Secretaria de Saúde de Paulista, e dirigida a funcionários e acompanhantes de pacientes internados na Emergência. A abertura foi feita pelo enfermeiro Luan Prexedes, que explicou a importância de eventos como esse para esclarecer a população e passou a palavra à enfermeira acadêmica Irinalva Araújo, que destacou a necessidade da prevenção: “nós precisamos nos conhecer, nos olhar no espelho. A gente acha que o câncer de mama só acontece com outra pessoa. Se a gente identificar no início, a chance de cura é de 100%”, esclareceu.

A agente de saúde Rita da Paz, da Secretaria de Saúde de Paulista, falou em seguida sobre os sinais e sintomas do câncer de mama, fazendo uma pequena encenação de como se formam as células cancerígenas, enquanto que a plantonista do Serviço Social, Adriana Elias, explicou sobre a Política de Saúde voltada tanto para o paciente com câncer de mama como para outras enfermidades, e os direitos previdenciários. A palestra foi encerrada pela psicóloga Verônica Camarotti, que abordou a questão do enfrentamento da doença, que muitas vezes significa a mutilação e, daí, a necessidade de se trabalhar a aceitação. “Não é fácil e o apoio psicológico é imprescindível”, pontuou.

O Workshop sobre Câncer de Mama acontece novamente hoje na recepção da Emergência do HMA.

Com informações da jornalista Iana Gouveia