quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Evento no ITEP debate mudanças climáticas e biodiversidade

As mudanças climáticas e os desastres naturais que atingem Pernambuco estarão em foco no VIII Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e no V Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade na Região Nordeste do Brasil, promovidos pelo Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (SERGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), de 30 de outubro a 1 de novembro. As inscrições custam R$ 200,00 e podem ser realizadas no site http://www.itep.br/inscricoes. Também será possível acompanhar todas as palestras ao vivo gratuitamente no site do instituto.

O evento também discutirá a aplicação de geotecnologias para gestão de recursos naturais e temas como poluição ambiental, modelagem climática e perspectivas futuras. “Será uma oportunidade de debater os efeitos das mudanças climáticas nos recursos hídricos e na biodiversidade, com destaque para os temas governança, desenvolvimento e tecnologias ambientais”, afirma o meteorologista do ITEP Wanderson Santos. O evento terá participação de pesquisadores, tecnólogos, professores e estudantes de todo o Brasil e pesquisadores internacionais e contará com palestras, mesas redondas e os minicursos Estatística básica aplicada aos sistemas ambientais e Básico em ArcGIS 10.

Os workshops têm apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife.

SUPER – Durante o evento será lançado o Sistema de Unidades de Resposta Hidrológica para Pernambuco (SUPer), sistema interativo de modelagem hidrológica e de qualidade de água que utiliza como mecanismo de modelagem a ferramenta de avaliação do solo e da água - Soil and Water Assessment Tool (SWAT) -, desenvolvida pelo TEXAS A&M. O projeto é realizado pelo ITEP, UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) com recursos do CNPq.

Serviço

VIII Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e V Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade na Região Nordeste do Brasil

Data: 30 de outubro a 1 de novembro
Local: ITEP - Av. Prof. Luís Freire, 700 - Cidade Universitária, Recife - PE
Mais informações: viiiwmcrhpe@gmail.com.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco