sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Enfermeiros protestam no Recife

Um grupo de enfermeiros realizou, na tarde desta quinta-feira (19), um protesto pelas ruas do Centro do Recife. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o grupo se reuniu na Praça do Derby e saiu em caminhada em direção à Avenida Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista.

De acordo com a Autarquia, agentes e orientadores seguiram para o local para orientar os motoristas que trafegam pela área. Apesar de a caminhada acontecer na via, o grupo não atrapalhou o trânsito, já que a intensidade do fluxo de carros na avenida é menor à tarde. A CTTU não divulga estimativa de participantes do ato.

Através de nota divulgada na terça (17), o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) convocou os profissionais e estudantes de enfermagem para participarem do ato desta quinta (19), organizado pelo Movimento dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco. De acordo com o ógão, a manifestação é contrária a uma liminar do Conselho Federal de Medicina, acatada por uma decisão judicial, que impede que os enfermeiros prescrevam medicamentos, realizem consultas e solicitem exames.

Na Avenida Conde da Boa Vista, o grupo carrega faixas com frases como "Lutando por respeito e dignidade para os enfermeiros" e "Contra o desmonte do SUS, a favor da enfermagem e da nossa gente". Entidades como o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco participam do ato, que colocou, também, um trio elétrico para acompanhar os integrantes.

Portal G1