quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Encontro de Artes Cênicas de Camaragibe








































Após um longo período de isolamento, o palco do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, situado na Vila da Fábrica, voltará a receber espetáculos de dança, teatro e circo. Marcada para acontecer até o dia 22 de outubro, a programação do I Encontro das Artes Cênicas conta ainda com diversas palestras e debates, atividades formativas que desde o início do ano já fazem parte da rotina deste equipamento cultural da Fundação de Cultura de Camaragibe. O evento conta com o tema “Interdisciplinaridade e Empreendedorismo nas Artes Cênicas” e é gratuito.

As artes cênicas são um imenso leque de possibilidades para o desenvolvimento da economia criativa, que vão além do entretenimento, sendo um campo interdisciplinar que possibilita a transformação de olhares e a construção de novos diálogos. “A proposta do evento é estimular inovações e novas perspectivas para o setor através de alternativas criativas entre artistas, gestores públicos, setores privados e os demais envolvidos nessa cadeia produtiva”, defende o cineasta e economista Olímpio Costa, presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe. 

“O primeiro Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe visa promover o debate e a reflexão no setor. Com o tema ‘Interdisciplinaridade e Empreendedorismo’, busca aproximar as relações políticas e econômicas como alternativa de diálogo e transformação do lugar comum. É um convite para a troca de experiências, será uma ponte de outras concepções estéticas. Ele será um suspiro de possibilidades onde trabalhadoras e trabalhadores das artes cênicas possam se expor nas aforas do circuito”, afirma o ator, performer e produtor Ângelo Fábio, diretor do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro e organizador do evento.

Confira a programação completa:

I° Encontro das Artes Cênicas de Camaragibe
Interdisciplinaridade e Empreendedorismo nas Artes Cênicas

Dia 19 de outubro de 2017
Horário:14h às 17h

Pedro Vilela (Recife/PE) 
Tema: TREMA Festival. O que se desenvolve? Experiências e produções de pensamentos. 

Rose Mary Martins (UFPE)
Tema: Empreendedorismo e Produção nas Artes Cênicas.

Cleison Ramos (Recife/PE)
Tema: A importância da luz na cena.

Dia 20 de outubro de 2017
Horário: 14h às 17h
Geraldo Cosmo – Grupo Teatral Risadinha (Camaragibe/PE)
Tema: Duas décadas de resistência do Grupo Teatral Risadinha.

Rita Marize – Sesc PE (Recife/PE)
Tema: Palco Giratório e suas interdisciplinaridades

Fábio André – Galpão das Artes (Limoeiro/PE) 
Tema: Militância e resistência cênica no cenário pernambucano.

Dia 21 de outubro de 2017

Horário: 14h às 17h
Érico José (UFBA)
Tema: Artes do Espetáculo entre vida, pesquisa e empreendedorismo.

Paulo Michelotto
Tema: A Desconstrução das Artes Cênicas

Eliz Galvão 
Tema: Acreditar numa cidade onde o fracasso é a única esperança – a experiência da Liga Produções, Pontos de Cultura e Projetos Culturais em Camaragibe.

Workshops
Erico José 
Tema: Introdução a Direção Teatral e Técnicas de Interpretação 
Local: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro
Número de vagas para a Oficina Introdução a Direção Teatral - 5 diretores
Técnicas de Interpretação - 15 alunos
18/10 - Quarta 8h às 12h / 14h às 17h
19/10 - Quinta 8h às 12h
20/10 - Sexta 8h às 12h
21/10 - Sábado 8h às 12h

Rose Mary Martins 
Tema: Empreendedorismo e Produção nas Artes Cênicas - 15 alunos
Local: Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro
17/10 - Terça 14h às 17h
18/10 - Quarta 14h às 17h
20/10 - Sexta 8h às 12h 
21/10 - Sábado 8h às 12h

Flávio Vicente
Local: Centro de Criatividade Musical Raminho do Trombone
Introdução a música incidental - 10 alunos

17/10 - Terça 14h às 17h
18/10 - Quarta 14h ás 17h
19/10 - Quinta 8h às 12h 
20/10 - Sexta 8h às 12h

Apresentações Artísticas

QUARTA FEIRA (18/10)

Intervenção Urbana com Bros na parede do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro: Live Paint de Graffiti
Horário: Diurno

QUINTA FEIRA (19/10)

Flávio Vicente
Pocket Show: Deusxs do som
Horário: 19h
Duração: 35 minutos

SEXTA FEIRA (20/10)

Robson Faro
Pocket Show: Quase Certo. 
Horário: 19h
Duração 15 minutos.

Nascido em Recife, com sotaque e tipo sanguíneo nordestino, teve seu encontro com a música através dos ritmos percussivos. Sentiu a necessidade de transportar toda a fala percussiva em harmonia e melodia, por meio do pulsar das cordas de um violão. Foi na cidade de Camaragibe que suas músicas autorais criaram vida. Sonhos, delírios e desejos formam o pilar de sua essência. Idealizador do antigo projeto Nós e a Máquina, participou de eventos, programas e espaços como: Observa e Toca Malakoff, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Programa Interativo, Programa Cena Livre, Jardim Periférico em comemoração aos 20 anos de existência da banda Devotos e tantos outros.

A FUZARCA – Uma Brincadeira de Rua

Horário: 19h30
Duração: 50 minutos
Dramaturgia e encenação: Alexsandro Silva 

Sinopse: O espetáculo é uma folia cômica e poética que conta à história de três mendigos – palhaços que vivem de pedir esmolas, atividade essa que já não lhes dá condições de sobrevivência. Porém tudo muda quando um dia o mendigo – palhaço – chefe resolve formar uma trupe circense e encenar um espetáculo de circo. Assim está armado à fuzarca que convida a platéia a uma divertida e poética reflexão sobre os moradores de rua. Com músicas ao vivo o espetáculo leva aos palcos a arte do palhaço, este ser que encanta o público de todas as idades.

SÁBADO (21/10)

Roma Julia – Contação de Histórias
Horário: 18h 
Concepção e direção: Roma Júlia 

O Espetáculo Narrativo Histórias do Meu Povo, nasceu em 2016 e reúne histórias africanas e afro-brasileiras que marcaram a vida da Contadora de Histórias Roma Julia. São narrações como a da autora Ceça Reis que conta a aventura de crianças camaragibenses que decidem construir um bumba-meu-boi. Embalados ao som do músico Hélio Machado o público é levado ao um mergulho na tradição oral.

Café (DIG)

Horário: 19h30
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 50 minutos

Sinopse: A penumbra pesa sobre lembranças. Entre imagens que se fazem e se desfazem, a angústia entre o que somos e o que esperam que sejamos. Então, nos encontramos. O outro é lugar. O outro é aconchego. O outro é abismo.

Release: A Cia. De Teatro e Dança Pós- Contemporânea d’Improvizzo Gang traz Café, uma homenagem à Pina Baush, através da releitura de Cafe Müller. Esse trabalho de dança- teatro foi construído a partir de experimentações do grupo que é formado por Aurora Jamelo, Bob Silveira, Catarina, Diogo Lins, Gardênia Coleto, Jonas Araújo, Lili Guedes, Paulo Michelotto, Pollyanna Monteiro e Sophia William. A adaptação e direção geral são de Pollyanna Monteiro.

DOMINGO (22/10)

Resultado dos Workshops:
Introdução a Direção Teatral e Técnicas de Interpretação
Introdução a música incidental 
Horário: 18h
Duração: 40 - 45 minutos 

GRUPO TOTEM – NEM TENTE
Horário: 19h
Duração: 30 minutos
Sinopse do espetáculo: Nem Tente é uma montagem criada a partir de poemas de Charles Bukowski. uma teia de enunciações e sentidos que emergem dos inúmeros elementos que compõem a performance, especialmente o corpo e seus estados, gestos, movimentos e suas interações com esses elementos, a música ao vivo e as projeções. Essa tessitura de expressões propõe um constante ato de criação e diálogo entre si e com o público, que se torna coautor da energia gerada na ação.
A peça tem direção de Fred Nascimento, preparação corporal de Lau Veríssimo que divide a cena com Gabi Cabral, Juliana Nardin e Taína Veríssimo. Além disso, a música de Fred Nascimento, José Everson e Cauê Nascimento é executada ao vivo.

Performance Terezinha
Concepção e direção: Rebeca Gondim
Produção: Coletivo CARNE
Horário: 19h30
Duração: 20 minutos

RELEASE PERFORMANCE: Terezinha visita as vidas de milhares de mulheres negras e periféricas que perdem seus filhos pelas mãos da polícia, ziguezagueia os becos e vielas que tanto conta sobre o empinar de pipas da criançada na favela, sobe e desce ladeiras e Ônibus, corre como quem corre depois que desce do metrô, balança como quem precisa tocar sua embolada dentro do ônibus, ama como quem sempre enxerga além dos muros, murros e morros. É preta, pobre e periférica e não tem medo de lutar, tampouco de morrer lutando. Prazer!! Meu nome é Terezinha Maria de Jesus. 
Me chame, Terezinha

SOBRE O COLETIVO: O COLETIVO CARNE O Coletivo CARNE- Coletivo de arte negra é uma junção de artistas negros e negras que circulam e provém de diversas linguagens. Fundamenta sua existência na produção de resistência artística e social. Entendendo o meio artístico como mais uma prática hegemônica de uma sociedade esbranquiçada, o coletivo se faz presente há dois anos na cidade do Recife recriando e cavando espaços. Dispõe de trabalhos de formação, pesquisa, e produção de obras e festivais entendendo a necessidade de não só ampliar espaço para os artistas membros do coletivo, mas de abrir caminho para outros produtores negros no Estado de Pernambuco.

COPA
Produção: Coletivo CARNE
Horário: 19h50

Release: Um resquício de memória inebria o negro. Imagens rebatem histórias mal contadas. A sensação de desgaste eterna e latente perpassa os corpos sem a sombra de dúvida que querem nos afogar.

Ficha técnica: Direção e performance: Iagor Peres e Jorge Kildery
Trilha: Nathan There

PICADINHO
Concepção/performers: Distro Dysca
Horário: 20h
Duração: em torno de 40 minutos
Onde: Núcleo de Pesquisa das Artes Cênicas (NUPAC)
Classificação etária: 18 anos

Sinopse: PICADINHO é uma performance e também gastronomia vegana: popular, transfeminista, anti-especista e anti-civilizatória. Recolheremos as ruínas, restos e descartes do que não é aceito pelo “mundo das artes” para construir nossos corpos-manifesto performáticos. Recolheremos do lixo e do mato os frutos para cozinharmos para todes! Celebração antropofágica, deglutição e regurgitação, pelo fim do patriarcado-colonial!

Distro Dysca (Dois Irmãos – Recife/PE) é uma plataforma de produção cultural e de agitação política, autônoma e autogestionada, preocupada com a construção de políticas presenciais de combate a uma sociedade normativa e opressora. Cruzamos diversas linguagens artísticas em perspectiva descolonial, sexodissidente e interseccional, como horizontes políticos imprescindíveis para a emergência de sociedades livres e mais justas, aqui e agora.

Mário Miranda e Klarissa Faye
Performace: Suco de pregos 
Horário: 21h
Duração: 30 minutos
Onde: Núcleo de Pesquisa das Artes Cênicas (NUPAC)

O Evento no Facebook pode ser visto clicando aqui