sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Embaixadores Afro-Árabes recebidos em Pernambuco

Visando oportunidades de integração, parceria e de fortalecimento das relações comerciais entre Pernambuco, África e Arábia, o governador Paulo Câmara apresentou ontem(19) no Palácio do Campo das Princesas, as potencialidades econômicas do Estado a 35 representantes dos países árabe-africanos. Setores como serviços, turismo, educação e as áreas portuárias e aeroportuárias foram debatidos entre o chefe do Executivo estadual e a comitiva, que está, até amanhã, em missão comercial no Estado - iniciativa organizada pelo Governo de Pernambuco, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pelo Itamaraty.

Com relação à visita que os embaixadores farão hoje (20.10), ao Porto de Suape e ao Estaleiro Atlântico Sul, o chefe do Executivo estadual ressaltou que será uma oportunidade importante para que os representantes conheçam a forma de Pernambuco fazer negócios. “Eles vão conhecer os estaleiros, o que pode gerar negócios, como compra de navios. Ao mesmo tempo, vão conhecer Suape, que é uma grande porta de entrada para quem quer vender e comprar mercadorias em Pernambuco”, acrescentou.

Embaixador do Estado da Palestina e Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, Ibrahim Alzeben afirmou que, diante do que foi explanado pelo governador Paulo Câmara, saiu da reunião com expectativas positivas, tendo encontrado bastante pontos de interesse em Pernambuco. “A vinda a Pernambuco pode render bons frutos. Esse Estado tem muitas potencialidades, seja no agronegócio, na tecnologia e, fundamentalmente, no transporte marítimo, porque Recife (Pernambuco) é o ponto mais próximo à África e ao mundo Árabe”, destacou Ibrahim.

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Rubens Hannun, a movimentação comercial entre Brasil e Arábia está por volta de US$ 450 milhões por ano. “O potencial de crescimento entre esses países é muito alto, mas não dá para calcular quanto de imediato porque esse estreitamento de relacionamento vai aumentando os negócios, a médio e longo prazo”, explicou, destacando que, após o encontro, os laços comerciais com os países árabe-africanos deverão crescer bastante. “Nós já começamos a ver, inclusive, alguns acordos para intercâmbio de alunos e de universitários, o que aumenta a relação comercial entre as partes”, completou.

Assim como o representante da Palestina, o embaixador da Angola, Nelson Manuel Cosme, destacou que a escolha para que Pernambuco fosse o primeiro estado a ser visitado por toda a delegação foi muito feliz e registrou que o encontro foi “extremamente produtivo” e que dará resultados muito bons. “Valeu a pena visitarmos Pernambuco porque encontramos janelas de oportunidades e setores que podem, realmente, ter valor agregado na cooperação com a África e com os Países Árabes”, afirmou.

Entre as áreas que mais chamaram a atenção do representante africano está a educação. O destaque se deu após a explanação do governador Paulo Câmara sobre o desenvolvimento do setor no Estado ao longo de um trabalho de dez anos, resultando na melhor educação pública do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Para nós, foi importante saber que vocês têm um sistema educacional de referência. Então, nós gostaríamos de partilhar, de ver como é que Pernambuco conheceu esse milagre, saindo das últimas colocações para primeiro lugar e com níveis equiparados entre o setor público e o setor privado”, ressaltou o embaixador da Angola.



Secretaria de Imprensa de Pernambuco