segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Celpe lança movimento de segurança com a rede elétrica para evitar acidentes

Mais que uma campanha, um movimento pelo comportamento seguro com a rede elétrica. Uma conexão permanente com a população através da plataforma de conteúdo www.vamosdarumbasta.com.br, com informações sobre os riscos e os cuidados que devem ser tomados, já que a maioria dos acidentes ocorre por falta de atenção e cuidado com a rede elétrica. 

O objetivo da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, é envolver a comunidade e disseminar ações de prevenção de acidentes. O movimento começou nesta segunda-feira (30/10), com o lançamento da plataforma e a campanha #vamosdarumbasta - espalhada por emissoras de rádio e TV, sites, redes sociais, lojas de atendimento e nas comunidades, com a distribuição de cartazes.

Um balanço realizado pela Celpe aponta que mais de 40% dos casos estão relacionados com construção ou reforma de casas, troca de antenas e subir em postes para a colocação de faixas. Os homens representam o maior número de vítimas e são o principal público alvo da campanha. 

O objetivo é alcançar também o público influenciador: família, vizinhos, amigos e colaboradores da concessionária. As lojas de atendimento Celpe participam do movimento, com informações e engajamento dos funcionários. Nos armazéns de construção, além dos cartazes, haverá também distribuição de folhetos e adesivos nas embalagens dos produtos e serão oferecidos cursos sobre dicas de segurança. 

A plataforma www.vamosdarumbasta.com.br é uma ferramenta de longo prazo para dar suporte às ações e campanhas de segurança da concessionária de energia durante todo o ano e em momentos de grandes eventos como Carnaval e São João. 

De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), o Nordeste é a segunda região com maior número de registros de acidentes (28%), o Sudeste aparece em primeiro (48%). O menor índice é o do Centro-Oeste (6%). A Celpe sempre atuou no sentido de orientar os consumidores sobre os riscos da energia elétrica e como evitá‐los. Mas não basta uma rede elétrica em perfeitas condições técnicas e de segurança para impedir que um ato imprudente resulte em acidentes. É de extrema importância a participação de toda a sociedade. #vamosdarumbasta

Principais dicas de segurança 

Construção ou reforma: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames, eles são condutores de eletricidade. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora. 

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá‐la ou recuperá-la. 

Ligação Clandestina (Gato): as ligações da rede elétrica devem ser feitas somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. 

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas com das redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. 

Pipas: procure locais abertos e afastados da rede elétrica para empinar pipas. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças. 

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.


Imprensa Celpe