quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Caruaru sedia Encontro Regionalizado do Sistema Socioeducativo

Representantes de secretarias municipais de assistência social e de educação, coordenadores e técnicos das entidades executoras de medidas socioeducativas, conselheiros tutelares, e organizações não governamentais, participaram na manhã desta quarta (04), em Caruaru, do Encontro Regionalizado do Sistema Socioeducativo. O evento aconteceu no auditório da GRE e foi realizado pela Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude de Pernambuco, através da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo.

Caruaru foi um dos 16 municípios participantes, representado pelo secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernando Silva. A prefeita Raquel Lyra também esteve presente e falou da experiência com o Governo do Estado. “Enquanto secretária da Criança e Juventude, a gente já discutia em equipe sobre a necessidade de oferecer um tratamento adequado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e usar os equipamentos públicos para isso. Aqui, em Caruaru, a gente está desenhando a criação do centro de referência dos egressos para criar boas oportunidades à essas crianças e adolescentes que estão em conflito com a lei. É um sonho possível”, declarou a prefeita.

“Essa é uma atividade importante que o Governo do Estado está realizando ao reunir, neste evento, várias experiências desenvolvidas pelas organizações daqui da região. É uma troca que possibilita um diálogo sobre o que deve ser de responsabilidade conjunta do Estado e municípios, e cada vez mais, incluir na educação os adolescentes em conflito com a lei”, pontuou o secretário.

Além de Caruaru estiveram presentes representantes do governo municipal e de entidades ligadas aos municípios de Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, Pesqueira, Brejo da Madre de Deus, Garanhuns, Passira, Bonito, São João, João Alfredo, Buíque, Belo Jardim, Orobó, Limoeiro, Sanharó e Feira Nova. “É um momento de nivelamento, de passagem de informações e ajustes que só podem ser feitos a partir do diálogo com os municípios aqui presentes”, pontuou o secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude de Pernambuco, João Suassuna.

“O objetivo do nosso encontro de hoje foi o de apresentar um panorama atualizado do Sistema Socioeducativo do Estado, com foco nas questões relacionadas à educação, para os municípios da Região Agreste”, afirmou a palestrante e gerente geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ, Suelly Cysneiros.

Secretaria de Imprensa de Caruaru