quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Arte nos terreiros

Espetáculo teatral inicia circuito de encenações em Terreiros de Candomblé e Umbanda da RMR As apresentações são gratuitas e abertas a todos os públicos. Próxima apresentação será domingo (08), às19h, em Araçoiaba-PE. De forma pioneira em Pernambuco, um grupo de teatro começou a realizar um circuito de encenações que chegará a oito Terreiros de Candomblé e Umbanda da Região Metropolitana do Recife. Trata-se do Grupo Teatral Ariano Suassuna, de Igarassu –PE, através do produtor cultural e Dramaturgo, Albemar Araújo. 

Com o espetáculo “GANGA MEU GANGA, O REI”, a peça conta com oito atores e dois músicos; e tem como palco os próprios espaços religiosos. Em cena, música ao vivo para falar de romance e drama, dentro da perspectiva da religião de matriz africana. O objetivo é desmistificar o preconceito religioso, levando o público a conhecer a influência africana no Estado, já que as apresentações são abertas a todos os públicos; e ao fim de cada espetáculo haverá um debate com a plateia sobre assunto. A entrada é gratuita. 

A próxima apresentação vai ser no domingo (08/10), às 19h, no Centro Espírita Palácio de Iemanjá, em Araçoiaba-PE (Rua João José de Freitas, nº 40, Centro. Para assistir, basta comparecer ao local sem confirmação prévia. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (81)9.9592-2288 / 9.8765-6633. Cada uma das encenações será acompanhada por um intérprete de libras. A direção é de André Ramos e Albanita Almeida. No elenco: os diretores, Lucrécia Forcioni, Kattianny Torres, Manoel Teixeira, Aristone Ramos, Joelma Andrade, João Ferreira, Ana Beatriz e Alisson Arruda. Designer de Luz: João Paulo; figurinos: Kattianny Torres e cenário: André Ramos. 

O circuito, que tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado, seguirá por todos os domingos de outubro (01, 08, 15, 22 e 29) e novembro (05,12 e 26) deste ano. A estreia foi realizada no Centro Espírita de Janaína, em Igarassu. Os próximos municípios visitados serão: Araçoiaba, Abreu e Lima, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. 

PROGRAMAÇÃO 

08 DE OUTUBRO – às 19h CENTRO ESPÍRITA PALÁCIO DE IEMANJÁ Rua João José De Freitas, Nº 40, Centro. ARAÇOIABA/PE. 

15 DE OUTUBRO – às 19h AXÉ LAYRA OMIM KAIA LOFIM Rua transamazônica, nº 575 ABREU E LIMA/PE. 

22 DE OUTUBRO – às 19h ILÊ AXÉ OMÔ OGUNDÊ Travessa Joaquim Távora, 794. PAULISTA/PE. 

Com informações da jornalista Angélica Zenith