sábado, 28 de outubro de 2017

Adagro fiscaliza transporte de bananas

Na última quinta (26/10), fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) realizaram uma blitz na ponte que liga Petrolina e Juazeiro para fiscalizar o trânsito de vegetais entre os municípios. A finalidade é garantir apenas a entrada de produtos livre de Sigatoka Negra, praga que acomete as bananeiras. A equipe abordou 63 veículos vindos da Bahia com carga de banana e impediu que 15 deles entrassem no estado, pois não possuíam a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), documento necessário para o transporte de cargas vegetais.

A ação contou com a participação dos fiscais da Adagro das regionais Petrolina, Surubim e Salgueiro e com o apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF) que deu todo o suporte necessário para que os fiscais realizassem a blitz. 

A Sigatoka Negra é uma doença fúngica que pode ser considerada uma das mais importantes da banicultura mundial que acomete a bananeira, ela caracteriza-se pelo poder de destruição e dissemina-se facilmente, além de atacar as cultivares de bananeira que são mais preferidas pelo mercado consumidor, podendo causar prejuízos de até 100% na produção. Pernambuco é livre dessa praga e para garantir que ela não entre é necessário controlar o trânsito de locais que tem a praga, como a Bahia, só podendo circular cargas que tenham a PTV.

O controle de trânsito de vegetais evita a disseminação de pragas e prejuízos para o produtor, além de contribuir para a oferta de produtos de boa qualidade.

Imprensa Adagro PE