segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Ação de conscientização ambiental é realizada no parque de Serra dos Cavalos, em Caruaru

Com o objetivo de despertar a conscientização ambiental dos frequentadores de Serra dos Cavalos, em Caruaru, uma ação educativa foi realizada neste domingo (22) no Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho. Voluntários, funcionários da reserva, membros da Brigada Tangara, da Associação Conhecer e Preservar e do SOS Rio Ipojuca aceitaram o desafio de recolher o lixo deixado pelos frequentadores no local. A ação foi uma iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, através da gerência do parque.

Os participantes foram divididos em grupos, de acordo com o grau de dificuldade, e seguiram pelas trilhas da reserva. Em uma delas, que leva ao Açude Jaime Nejaim, a ação contou com o uso de caiaques, onde os participantes usaram o equipamento para ter acesso ao lixo deixado nas margens do lago. “O saldo da ação foi bastante positivo, pois tivemos muitos visitantes que vieram com o propósito de contribuir com a causa ambiental e essa conscientização é muito importante’, afirmou o gestor do parque, Alexandre Leite.

Os visitantes aprovaram a atividade e muitos afirmaram que voltariam numa próxima ação, como Jéssica Vilaça, que é frequentadora assídua do local. “Foi uma ação para conscientizar a população da importância do local”, afirmou. “Foi excelente. A ação uniu duas situações: quem veio para conhecer o parque e quem veio para contribuir. Foi um passeio diferente com a família”, declarou Júlio César Falcão. “São poucas as áreas de preservação e a que existe aqui em Caruaru, a gente precisa valorizar”, pontuou Aldrin Ribeiro.

O parque natural é uma reserva florestal serrana, remanescente da mata atlântica, localizado na área da antiga Fazenda Caruaru. Está inserido em um brejo de altitude, conhecido por Serra dos Cavalos, que tem entre 800 a 950 metros acima do nível do mar e ocupa uma área de 359 hectares. É conhecido pelas trilhas ecológicas, açudes e clima ameno e fica localizado no Primeiro Distrito Rural do município.

A visitação pode ser feita de terça à domingo, das 6h às 16h. O agendamento para conhecer as trilhas deve ser feito com um guia, por do telefone: (81) 3701.1455 ou através do link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfICATZj06R_8QJ76GIkDrmw6wT0IrtiU6at4jaJyT0fmt3Yw/viewform?c=0&w=1. O site para mais informações sobre a reserva é o https://sites.google.com/view/parquevsobrinho.

Secretaria de Imprensa de Caruaru