segunda-feira, 25 de setembro de 2017

XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco apresenta programação completa amanhã (26)

O tradicional casarão solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que hoje é a sede da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), será o palco na próxima terça-feira (26), às 10h, da apresentação para a imprensa da programação da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que nesta sua décima primeira edição chega repleta novidades. Homenageando os escritores Fernando Monteiro (vencedor do I Prêmio Pernambuco de Literatura com o romance "O livro de Corintha") e Lima Barreto (in memoriam), este que e considerando o maior evento literário do Nordeste e um dos três principais do país, traz novas plataformas, oportunidades, parcerias e olhares sobre a literatura e a leitura.

Com o tema “Literatura, Democracia & Liberdade”, as discussões ganham adesão de grandes nomes da literatura contemporânea que colocam essas temáticas como foco em máster class, palestras e mesas de debates, além de diversas atividades que integram a programação do evento ao longo de 10 dias. Em destaque temos a escritora e ensaísta paulista Walnice Nogueira Galvão, a historiadora e antropóloga paulista Lilia Schwarcz, o pernambucano Ronaldo Correia de Brito, o tradutor e professor paranaense Caetano Galindo, entre muitos outros.

Com o incentivo do Funcultura e os apoios da CBL – Câmara Brasileira do Livro, MEC, Fundação Joaquim Nabuco e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Editora Massangana e da UBE, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco 2017 é realizada pela Cia. de Eventos em parceria com a Ideação. Lançamentos, oficinas, minicursos, palestras e discussões variadas integram assim a programação completa do evento que promete deixar mais uma vez sua marca com a presença de profissionais, pesquisadores, escritores e nomes expressivos do mundo das letras e da literatura contemporânea. 


Com informações das jornalistas Ivelise Buarque e Juliana Isola