quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Um espetáculo de rara beleza #AnaDeFerro

Um espetáculo teatral onde as mulheres protagonizam do começo ao fim, onde as questões de gênero são tão históricas quanto atuais e, principalmente, onde os homens, ainda que coadjuvantes, conseguem visceralmente serem submissos ao poder feminino, ainda que a força física e o poder estejam com eles.  Este texto poderia ser um manifesto feminista, mas nada mais é do que a descrição que faço da peça Ana de Ferro - A Rainha dos Tanoeiros do Recife, em cartaz hoje no Teatro Marco Camarotti e em breve, com temporada no Espaço Fiandeiros.

Antes da peça começar, uma aula de história sobre o Brasil Holandês, pois a história se passa durante o domínio de Maurício de Nassau em terras pernambucanas, marcado por prosperidade, cultura e tolerância religiosa. 

O primeiro impacto na plateia, duas filas se formam, uma de homens, que vão assistir a peça passivamente do começo ao fim e outra de mulheres, que acabam interagindo com os atores, e principalmente com as atrizes, especialmente nas partes musicais. A trilha sonora é toda recheada com músicas atuais, que vão de Reginaldo Rossi a Amy Winehouse, passando por Ney Matogrosso e Luiz Gonzaga.

A cenografia e os figurinos são um espetáculo à parte: interligando os estilos de época e atuais, um único vão que separa por cortinas a rua, a sala da "Casa de Tolerância" e o quarto onde Ana de Ferro vive seus momentos de amor com o Conde Maurício de Nassau. Os figurinos são de época, mas com cores e cortes que poderiam passar muito bem nos dias de hoje.

Ana, Maria, Zambi, Maurício de Nassau. Personagens fortes, históricos (ainda que representativos, como no caso do escravo Zambi) e que passeiam pelas atuações viscerais de seus intérpretes. Outro destaque na história ainda é sobre o amor entre uma prostituta e um pastor protestante, com todas as paixões e hipocrisias peculiares daquela época.

Enfim, Ana de Ferro é uma aula de história com todos os seus meandres e melindres, sem perder a identificação com os difíceis tempos atuais, em que os papéis de gênero, raça e fé estão cada dia mais questionados.

Serviço:

Ana de Ferro - Rainha dos Tanoeiros do Recife
Hoje - última apresentação da temporada
Data: 06 de setembro
Hora: 20h
Local: Teatro Marco Camarotti - SESC Santo Amaro

Nova Temporada
Data: 15 a 23 de setembro (sextas e sábados)
Hora: 21h
Local: Espaço Fiandeiros - Boa Vista (Recife)