terça-feira, 5 de setembro de 2017

The Guardian: "O herói brasileiro da esquerda se encontra em adulações enquanto revive fortunas políticas"

Usando suas melhores camisas vermelhas, carregando bandeiras e muito emocionadas , milhares de pessoas em uma cidade do interior se aglomeraram na praça principal para ver Lula. O povo gritou e aplaudiu quando ele caminhou no palco.

O governo do líder esquerdista terminou há sete anos, mas continua sendo o presidente brasileiro mais popular em décadas, se não na história do país.

"Você conhece algum fenômeno maior que Luiz Inácio Lula da Silva?", Disse Flavio Balreira, 65, usando o nome completo, incomum no Brasil.

O ex-trabalhador metalúrgico, líder sindical e duas vezes presidente, uma vez descrito por Barack Obama como "o político mais popular na Terra", atravessou o semi-árido do Brasil empobrecido, para abordar multidões adoradoras como esta em Ouricuri, no estado de Pernambuco. Lula e sua equipe viajam em uma frota de ônibus, que ele chama de "caravana".

"Quero agradecer ao Presidente Lula", disse Francilene da Silva, 44, trabalhadora que se beneficiou de um esquema de habitação introduzido durante seu governo de oito anos. (o programa em questão é o Minha Casa Minha Vida)

"Há muitos que entram no governo e não fazem nada. Ele fez alguma coisa ", disse Fabiana de Lima, 36, pequena agricultora, explicando que um esquema de transferência de dinheiro que ajudou 36 milhões de pessoas a escapar da pobreza extrema ainda" aguenta "a cidade. "Ele ajudou os pobres". (aqui estão falando do Bolsa Família)

Lula nasceu na pobreza descalça a menos de 300 quilômetros dali e seus governos transformaram a vida de muitos aqui. Mas este não é apenas um passeio pré-campanha antes das eleições presidenciais do próximo ano, quando Lula espera representar um terceiro mandato. É também uma luta pelo seu futuro, sua vida política e seu legado.

"A caravana é a confirmação de que vale a pena ser sincero com as pessoas", disse o ex-presidente ao Observador, "que vale a pena fazer o que as pessoas querem e que vale a pena governar para os mais pobres".

The Observator (The Guardian - Inglaterra)

Nota do Blog: A imprensa tradicional nacional não está acompanhando a caravana do ex-presidente como deve, a não ser em noticiosos de esquerda, como o Brasil de Fato e o Brasil 247. Daí a ideia em traduzir parte da matéria do jornal inglês The Guardian. A matéria original você pode ler aqui