terça-feira, 5 de setembro de 2017

Rogéria sai de cena

Morreu na noite desta segunda-feira (04) a atriz e maquiadora Rogéria. Ela estava com sérios problemas respiratórios e um quadro de infecção urinária. Havia estado internada em julho e na noite de ontem sentiu-se mal. Novamente internada, sofreu convulsões devido a um choque séptico (infecção generalizada). Ela tinha 74 anos.

Nascida como Astolfo Barroso Pinto, no dia 25 de junho de 1943, começou sua carreira artística como maquiador da TV Excelsior. Com o nome artístico de Rogério, começou a fazer desfiles de luxo nos carnavais do Rio de Janeiro na década de 1960. Em 1964, ao ganhar um concurso de fantasias, ouviu o público a chamar de "Rogéria" e desde então, continuou usando o nome artístico.

Passou a ser vedete desde então e brilhou nos palcos, ao mesmo tempo em que ajudava perseguidos políticos durante os governos militares que vigoraram no Brasil (1964-1985). Também fez televisão, onde se destacaram as personagens Ninete (Tieta - 1989, em reapresentação no Canal Viva) e Úrsula Andressa (Babilônia - 2013). Seu último trabalho público foi no filme Divinas Divas, primeiro filme dirigido por Leandra Leal.

O grande legado de Rogéria vai além da arte. Foi pioneira no segmento trans no Brasil e sofreu toda sorte de preconceitos até o fim de sua vida. Aliás, nem depois de desencarnada os preconceituosos a deixaram em paz, vide os comentários nocivos dos portais de notícias como UOL e G1.

Ainda bem que ela agora está acima de tudo isso e que encontrou seu lugar nas estrelas.

Nota do Blog 1: O Velório acontece no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, e o enterro será em sua cidade natal, Cantagalo.

Nota do Blog 2: A jornalista Sônia Abrão noticiou em primeira mão na noite de ontem e ao receber pedidos de confirmação, ela gentilmente nos respondeu: