segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Revestimento Cerâmico: renove com baixo custo

Os revestimentos cerâmicos podem estrelar em quase todos os cômodos da casa e são peças importantes na composição da decoração dos ambientes. Mas com o tempo, estes revestimentos que são bem resistentes, podem ficar com aspecto envelhecido por causa do rejunte que os une. São vários os motivos do desgaste, que vão desde agressões climáticas como produtos de limpeza, que podem descolorir ou ainda mudar a tonalidade do material.

Mas não é preciso trocar todo piso ou azulejo para acabar com o ar caído do espaço, apenas remover o antigo rejunte com cuidado para acrescentar o novo. Para iniciar, é importante ter em mãos um raspador com lâmina de tungstênio – facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. Importante ter paciência e cuidado para não danificar o piso cerâmico. 

Confira o passo-a-passo da restauração:

· Materiais necessários

Raspador com lâmina de tungstênio: usada para raspar o rejunte velho/danificado;

Broxa: utilize-a molhada para retirar o excesso de pó e resíduos existentes nos espaços entre os revestimentos;

Pano limpo: usado na remoção do excesso de umidade;

Bandeja plástica: utilizada no preparo da argamassa de rejuntamento;

Desempenadeira reta para rejuntamento: usada na aplicação da argamassa de rejuntamento;

Esponja: indicada para limpeza e acabamento.


· Preparo

Após finalizar o processo de remoção, é hora de fazer o novo rejunte. Para isso, use a Votomassa Rejuntamento Flexível, que deve ser preparado em uma bandeja plástica limpa e seca. Adicione a quantidade de água conforme indicado na embalagem do produto e misture até alcançar uma consistência macia e trabalhável, sem grumos. É necessário deixar a massa em maturação durante 10 minutos e, em seguida, misturar novamente – não acrescentar mais água ou pó de rejunte. Importante seguir o modo de preparo indicado pelo fabricante na embalagem do produto! 

· Aplicação

O rejuntamento deve ser espalhado com uma desempenadeira de borracha na diagonal, pressionando-a de modo que as juntas sejam completamente preenchidas. Durante o processo, certifique-se de que a massa não esteja apenas cobrindo a junta superficialmente. Para remover o excesso, basta passar a desempenadeira diagonalmente sobre as juntas.

· Acabamento

Para iniciar o processo de acabamento, espere entre 15 e 20 minutos a 21°C – mas, no caso de juntas mais largas ou sob temperaturas mais amenas, aguarde entre 25 a 30 minutos. A primeira etapa da limpeza deve ser feita com uma esponja úmida na diagonal sobre toda a área rejuntada. Em seguida, aguarde aproximadamente 20 minutos e use outra esponja úmida ou um pano seco para remover o pó de rejunte que tenha ficado na superfície.

Quanto maior o nível de rugosidade do rejunte, mais sujeira se acumulará, por isso, o ideal é que o acabamento seja feito de forma que a argamassa fique lisa. Atente-se aos movimentos na hora da limpeza, eles devem ser suaves, pois o excesso de pressão pode remover o rejunte. Se isso acontecer, não entre em pânico: o reparo pode ser feito com aplicação de massa no local danificado.