sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Centro do Recife recebe obras de melhoria do abastecimento de água

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou ontem (14), uma obra para levar melhorias ao sistema de abastecimento de água dos bairros dos Coelhos e Ilha do Leite, no Recife. A intervenção começará na pista local da Avenida Agamenon Magalhães - próximo ao cruzamento com a Rua Senador José Henrique – e seguirá pela Rua Francisco Alves, até chegar à Rua Frei Matias Teves. Para diminuir o impacto no trânsito, ficou estabelecido que os serviços serão sempre realizados no período noturno, no horário das 20h às 5h, até o dia 29 de setembro, prazo previsto para concluir essa etapa da obra. Será necessária a interdição parcial da via, ou seja, de apenas uma faixa da rua. Os motoristas deverão fazer o desvio na pista local da Agamenon Magalhães, conforme sinalização. De manhã, ao final dos serviços, as valas serão fechadas e a rua será liberada para o tráfego de veículos. Nesse primeiro trecho, uma equipe formada por dez profissionais vai assentar 230 metros de rede de distribuição de água. 

A rede que será implantada, a partir da Avenida Agamenon Magalhães, terminará na Rua dos Coelhos e terá ao todo 1,1 mil metros de extensão e 300 milímetros de diâmetro. As novas tubulações reforçarão o fornecimento de água para os bairros dos Coelhos e Ilha do Leite, denominado de Distrito 23. “Essa obra vai beneficiar só nesses dois bairros mais de 20 mil pessoas. Com as ações de setorização na rede de abastecimento, as pressões nas tubulações são equalizadas, reduzindo também as perdas do sistema e a frequência de vazamentos”, explica a gerente de Obras da Compesa, Roselene Carneiro.

Com esta intervenção, a Compesa concentra agora as ações do Lote 1 das Obras de Setorização do Recife no Centro da cidade: Ilha do Leite, Coelhos, Santo Amaro e Bairro do Recife. Também faz parte do Lote 1, a área de Setúbal, em Boa Viagem, Zona do Sul do Recife. As ações na rede de distribuição buscam modernizar e aumentar o controle operacional do sistema por meio da instalação de dispositivos de medição de vazão e pressão, dividindo essas áreas em cinco setores distintos de abastecimento de água. A previsão é concluir todo Lote 1 até o dia 30 de abril de 2018. Até lá, serão implantados quase seis mil metros de tubulações, substituídos mais de 4,2 mil ramais prediais, e instalados macromedidores e Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs). Essa obra recebe o investimento de R$ 10,6 milhões, recursos do FGTS/ Caixa Econômica, e vai beneficiar mais de 112 mil pessoas.


Imprensa Compesa