sexta-feira, 15 de setembro de 2017

CECH apresenta resultados aos movimentos sociais

Com o objetivo de fortalecer os canais de diálogos junto aos movimentos sociais e divulgar os resultados alcançados desde que retomou suas atividades, o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), se reuniu na tarde desta terça-feira (12) com movimentos e coletivos de enfrentamento e combate à LGBTfobia. O Centro é um programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizado por meio da Executiva de Direitos Humanos. O encontro ocorreu na sede da SJDH, no Recife Antigo.

Desde outubro de 2016, o centro já alcançou mais de 4 mil pessoas em todo estado através de orientações, ações formativas e atendimentos como: casos de agressões, violação de direitos e atendimentos psicossociais, além de acompanhar a resolutividade de casos oriundos do disque 100. A solicitação para retificação de registro civil lidera o número de atendimentos com 29% do casos, que são encaminhados à Defensoria Pública do Estado.

Coordenadora do CECH, Suellen Rodrigues frisou a importância do encontro. “O CECH é uma conquista dos movimentos sociais e precisamos fazer com que eles ocupem este espaço. Este encontro tem o intuito de ouvir a sociedade civil e desta forma unir forças e fazer com que a política LGBTI continue avançando”.

Integrante da Diretoria LGBT da Universidade Federal de Pernambuco, Geovana Borges, comentou sobre a reunião. “Nós, enquanto movimento, nos sentimos felizes e com a esperança que essa articulação possa dar certo e que essa roda de diálogos volte a acontecer de forma cada vez mais integrada”.

Entre os presentes, estavam membros do Coletivo LGBT de Passira, Fórum LGBT de Pernambuco, Diretoria LGBT da UFPE e Hospital das Clínicas. 

Imprensa SEDH PE