segunda-feira, 24 de julho de 2017

Urgente: Professores municipais ocupam Prefeitura do Recife e são tratados com truculência


Neste momento, 30 professores municipais estão presos no 9º andar da prefeitura (foto acima), sem água, comida, banheiro ou luz elétrica. O grupo está resistindo neste momento com a intenção de falar com o prefeito Geraldo Júlio (PSB). Além dos 30 que estão presos, outras dezenas estão no hall da sede da prefeitura, no Centro do Recife. 

A principal reivindicação do grupo é o reajuste salarial, pois todos os anos, o Governo Federal disponibiliza para estados e municípios em janeiro, verbas para o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), para investimentos e salários de professores, e o reajuste previsto era de 7%. 

No entanto, a Prefeitura anunciou que este ano não haveria qualquer reajuste para os servidores da educação. "Isso não é justo com os trabalhadores, ainda mais agora que tá aumentando tudo, gasolina, alimentação, saúde, remédios, todos os nossos compromissos. Será que a sociedade acha isso justo", questiona Adriana Nascimento de Arruda, do coletivo Professores de Pernambuco.

Em vez do diálogo, a truculência. A sala onde estão os servidores foi trancada, assim como os banheiros e bebedouros. Mas os professores afirmam que vão resistir até que o Prefeito Geraldo Júlio converse com eles.

Amanhã estão previstas outras mobilizações dos professores.