quinta-feira, 6 de julho de 2017

SBT é proibido de exibir chamadas sobre reformas de Temer

A reforma trabalhista é um dos assuntos mais polêmicos neste momento no Brasil. Sugerida pelo atual presidente Michel Temer, ela contém pontos polêmicos como o aumento da idade para a aposentadoria e não foi fruto de um debate com a sociedade. Contudo, alguns setores da mídia têm se posicionado a favor da reformulação, mesmo com todos os contras que ela possa conter.

Um desses setores da mídia é a emissora SBT, de Silvio Santos. O canal começou a exibir nesta semana chamadas sobre a reforma trabalhista sugerindo que o telespectador se informe sobre a reformulação proposta pelo governo. O teor do vídeo é diferente de outros anteriores, veiculados pela emissora entre abril e junho, que diziam, em tom alarmista, que "o Brasil quebra se a reforma da Previdência não for aprovada".

A mudança das chamadas tem uma explicação. O Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) abriu inquérito e constatou que o SBT exibia "chamadas publicitárias com informações duvidosas sobre o tema".

A emissora assinou Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a exibir mensagens que "motivassem a reflexão sobre o tema" e explicou que as chamadas deixaram de ser exibidas desde 12 de junho. O SBT começou a exibir as chamadas favoráveis às reformas após um encontro entre Temer e Silvio Santos, em abril.

Notícias ao Minuto (Rio)