sexta-feira, 7 de julho de 2017

O Doce da Terra

O neurologista Dr. Gutemberg Guerra, diretor executivo do Hospital Esperança Olinda, realizará o lançamento do livro O Doce da Terra, dia 15 de julho, em Olinda.

O livro é uma obra de ficção que tem por cenário um momento histórico real. A trama inteira se passa entre as vésperas da chegada dos holandeses a Pernambuco e o final da primeira semana da invasão. Seus personagens principais interagem com personagens reais enquanto circulam pela antiga vila de Olinda e suas freguesias.

Ao longo da trama, os personagens atravessam as várzeas do Beberibe e do Capibaribe, passando por arruados e engenhos em plena moagem da cana e fabricação do açúcar. Rituais de vida e de morte são vivenciados em uma sociedade paradoxalmente próspera e frágil, ameaçada em seus alicerces pela chegada do invasor.

Gutemberg já havia se aventurado pela mundo da escrita em 2011, quando lançou A história da demência, um livreto em cordel para ajudar a população no combate ao mal de Alzheimer. Com informações sobre a doença e versos simples, a literatura de cordel foi a arma escolhida pelo médico para retratar experiências de pessoas que vivenciam a doença diariamente.