sexta-feira, 7 de julho de 2017

Jovens do Grande Recife participam de curso profissionalizante para antenista

A Seja Digital em parceria com a ONG Visão Mundial e o SENAI está realizando cursos profissionalizantes de Antenista. 300 jovens, moradores de comunidades dos municípios prioritários da RMR – Região Metropolitana do Recife, (Olinda, Jaboatão, Paulista e Recife) estão sendo treinados para instalarem antenas e, em contrapartida, prestarem serviço gratuito de instalação nas casas próximas de onde moram.

“Essa é uma parceria que consiste em divulgar o processo de digitalização, sensibilizado as famílias que têm o perfil, para que acessem gratuitamente os kits conversores (agendamento) e incentivando a instalação (instalando) para que assim elas não deixem de assistir suas programações favoritas”, comenta Rafaela Pontes, líder de articulação e mobilização da Seja Digital na RMR.

“Os participantes são pessoas indicadas pelos parceiros da Visão Mundial, que moram na periferia da Região metropolitana do Recife e muitos, e que são de famílias beneficiadas pelos programas governamentais (Bolsa família, Pronatec, entre outros). O curso consiste em dez turmas de trinta alunos e será encerrada agora em julho”, comenta Renata Cavalcanti, gerente de projetos especiais.

As aulas tiveram início no dia 19 de junho e a segunda turma foi formada no último sábado, 1º de julho, já prontas para irem às ruas. “Eu não tinha noção nenhuma de como fazer uma instalação de antena externa, mas as aulas foram muito boas e eu aprendi bastante. Aproveitei e assisti alguns vídeos online para pegar outras dicas e começar a fazer as instalações, já que a demanda está bem grande”, comenta Rogério Miciano, de 29 anos, que mora em Chã de Estrelas em Recife, e fez parte da primeira turma formada.

O desligamento do sinal analógico da televisão está previsto para acontecer no próximo dia 26 de julho na cidade do Recife e nos outros 13 municípios da região metropolitana: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão do Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.