quarta-feira, 12 de julho de 2017

Dicas sobre harmonização de fondue e cervejas

O friozinho ainda está presente aqui em Pernambuco neste mês de julho e nossas preferências gastronômicas mudam. Por que, então, não aproveitar a oportunidade para experimentar novas cervejas? Os deliciosos fondues, pratos tradicionalmente de origem suíça, já fazem parte da culinária de inverno do brasileiro. Doces (a base de chocolates) ou salgados (de queijos e carnes), os fondues são de fácil preparo --exigem, apenas, um “rechaud” ou espiriteira, que contém uma panelinha aquecida por uma lamparina de fogo baixo, o que “funde” lentamente os ingredientes.

E não é só com vinhos que os fondues podem ser servidos. Segundo o beer sommelier Samuel Hoshino, das cervejarias Baden Baden e Eisenbahn, cervejas típicas de inverno, mais encorpadas, são ideais para serem degustadas também com o prato: “A cerveja é uma bebida extremamente versátil, por isso, sempre vai existir um estilo para cada tipo de prato”, resume Samuel.

O fondue de queijo fica perfeito com cervejas especiais como explica o beer sommelier: “Para o fondue de queijo é importante buscar cervejas que consigam harmonizar com o principal queijo utilizado. Para o Gruyere, por exemplo, os estilos como Weizenbier e Strong Golden Ale ajudam a ressaltar as características frutadas do queijo, enquanto que a alta carbonatação da Weiss ou um teor alcoólico mais alto como da Strong Golden Ale ajudam a combater a gordura e renovam o paladar. Cervejas com especiarias como a Baden Baden Golden ou com características maltadas e adocicadas como a Baden Baden 5 grãos também são ótimas opções” explica Samuel.
Eisenbahn Strong Golden; Eisenbahn Weizenbier; Baden Baden Weiss; Baden Baden Golden e Baden Baden 5 Grãos.

Já se o fondue tiver predomínio do queijo Emmental, escolha as cervejas dos estilos Schwarzbier ou Pale Ale, pois o Emmental é um queijo semi duro e com sabor adocicado. “Conhecido como queijo suíço, ele acompanha bem um Schwarzbier e seus maltes mais tostados, equilibrando bem o doce do queijo. Nesse estilo a Eisenbahn Dunkel fica perfeita”, explicar Hoshino. Caso a intenção seja contrastar, opte pela lupuladas, mas não tão intensas, como uma Pale Ale.


 

















Já o Fondue doce é preparado com uma seleção de chocolates, que vão do meio amargo ao chocolate ao leite, valendo até adicionar um pouco de marshmallo para mergulhar frutas como morango, banana, uva, e até brownies. “Para essa especialidade a minha dica é utilizar cervejas com maltes escuros, com características que lembrem torrefação (tofee, chocolate amargo e café,). A utilização nestes maltes cria um perfil aromático e de sabor que pode servir de contraste para o adocicado do chocolate”, afirma Hoshino.

“Em alguns casos a combinação é mais amena, remetendo aos sabores originais do chocolate ao leite. Para isso, você pode harmonizar, por exemplo, com a Baden Baden Chocolate ou com a Eisenbahn Weizenbock, ou se preferir reforçar as notas de torrefação você pode combinar com a Baden Baden Stout e a Baden Baden Celebration Inverno” completa o beer sommelier.





Outra dica do especialista é para aqueles que preferem o fondue com chocolates meio amargo, prefira os estilos Stout ou Double Bock, pois são cervejas escuras e potentes, de sabores de café, malte tostado, madeira e caramelo. “Ótimos opções são novamente a Baden Baden Celebration e a Baden Baden Stout. Além disso, o novo estilo da cervejaria a Baden Baden Kaffee Bier harmoniza muito bem”, completa Samuel.

Gostou das dicas? Agora, é só escolher os estilos das cervejas e saborear um delicioso fondue.