terça-feira, 18 de julho de 2017

Cultura de Paz nos núcleos comunitários

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), assina Termo de Cooperação Técnica com quatro Organizações Não Governamentais (ONGs) para implantação de oito núcleos comunitários que irão realizar mediação de conflitos em bairros da região Metropolitana do Recife. O evento, que contará com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e do secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, acontece nesta terça-feira (18/07), a partir das 8h, no prédio da SEDH, situado no bairro do Espinheiro.

Os núcleos comunitários serão implantados e geridos pelas instituições com o apoio do Governo do Estado, através da SJDH e SEDH. A parceria foi firmada com as instituições: Coletivo Mulher Vida, Grupo Ruas e Praças, Cáritas Brasileira NE2 e Grupo Adolescer. Os espaços serão abertos em seis bairros da RMR. A escolha das localidades foi definida de acordo com a área de atuação das ONGs. São eles: Caranguejo Tabaiares, Santo Amaro, Arruda, Fundão, Rio Doce e Ilha de Santana/Jardim Atlântico.

“Sabemos que os conflitos existem nas escolas, nas comunidades, mas também sabemos que há formas saudáveis de resolvê-los. Podemos prevenir conflitos entre pessoas ou grupos através da mediação. A falta de diálogo pode ocasionar grandes problemas e até mesmo crimes que poderiam ser evitados se trabalhados preventivamente”, destaca o secretário Pedro Eurico.

FORMAÇÃO – Após assinatura do Termo de Cooperação Técnica, os técnicos que vão atuar nos núcleos comunitários participam da Aula Magna que dá início ao curso de formação em Direitos Humanos e Mediação Comunitária.Com o tema “Cultura de Paz”, a palestra será ministrada pelo professor Marcelo Pelizzoli. Com 17 livros publicados, Pelizzoli é coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro fundador da Rede Justiça Restaurativa de Pernambuco.

As aulas do curso de formação serão realizadas nos dias 24, 25 e 31/07, e também em 01, 07, 08/08, na SEDH, das 13h às 17h. Entre os temáticas que serão abordados: direitos humanos, medicação comunitária de conflitos, rede social de assistência e garantia de direitos.

Imprensa SEDH PE