sábado, 15 de julho de 2017

Criador dos bonecos gigantes de Olinda fará visitas guiadas

Sílvio Botelho, artista plástico e autor de vários bonecos gigantes do Carnaval de Olinda realiza pessoalmente, a partir do próximo dia 19 de julho, visita guiada da exposição de seus bonecos, na Estação Quatro Cantos Galeria & Café, em Olinda. Na ocasião o mestre contará a história dos bonecos que estão expostos no local e a representação dos mesmos no Carnaval. Há cerca de 10 anos sem realizar este tipo de trabalho, Silvio estará nas quartas-feiras, das 10h às 11h, e nas sextas-feiras, das 14h às 17h, até o final de agosto.

“A Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda”, surgiu em 2012 na Estação Quatro Cantos Galeria e Café, após convite da proprietária do lugar, Ticiane Didier, que abriu espaço para receber cerca de 40 bonecos, entre eles os conhecidos Capiba, Zé do Rádio, Cabuloso, Lorde de Olinda, Getúlio Cavalcanti e Bandida, porém é a primeira vez que o criador em pessoa será o guia dos visitantes. Será uma grande oportunidade de ter acesso ao trabalho do artista que foi nomeado como o “Pai dos Bonecos Gigantes” e criou o Menino da Tarde, em 1974. Na exposição ainda acontece mostra de vídeo, retratando um pouco da história dessa manifestação carnavalesca.

Aos grupos interessados, ainda é possível agendar uma aula espetáculo com o artista olindense, que inclui um bate papo sobre a história dos bonecos, o processo de confecção dos mesmos, e ainda uma oficina de máscaras. A aula espetáculo pode ser agendada no local ou por telefone.

O artista – Conhecido como o “Pai dos Bonecos Gigantes”, Silvio Botelho foi responsável por criar o Menino da Tarde, em 1974, que seria fruto do encontro entre o Homem da Meia Noite e a Mulher do Dia. Nessa época, ele trabalhava com esculturas, entalhe em madeira e máscaras, quando foi convidado a criar o terceiro boneco da história do carnaval olindense. Na década de 1980 ele já havia dado vida a mais de cem e, atualmente, suas criações passam de 900. Ele não se considera o inventor desse elemento tão importante, que já existe há mais de 500 anos na Europa. Mas foi o responsável por popularizar os bonecos gigantes de Olinda em Pernambuco, no Brasil e no mundo.

A Estação Quatro Cantos – Localizado no centro histórico de Olinda, o lugar apresenta ambiente aconchegante e convidativo, onde são encontradas obras de artistas plásticos, peças artesanais, acessórios de moda e decoração de ambientes. A casa valoriza toda a produção de arte regional, além ser um lugar para estar, por abrigar também a Estação Café, onde funciona o serviço de cafeteria e gastronomia. Além de ter uma carta especial de cafés, é possível degustar desde comidas locais, como a tapioca e a cartola, até opções mais gourmet, passando por crepes mais elaborados até sanduíches de receita exclusiva.

Visita guiada por Silvio Botelho - “Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda”.

De: 19/07 ao final de agosto.
Quando: Quartas-feiras, das 10h às 11h; Sextas-feiras, das 14h às 17h. 
Entrada: R$ 5

Local: Estação Quatro Cantos Galeria & Café: Rua Prudente de Moraes, 440, Sítio Histórico de Olinda (Em frente a Pousada Quatro Cantos).

Mais informações: Fone: 3429.7575.