sábado, 1 de julho de 2017

Conselho de medicina veterinária faz alerta sobre cuidados com animais de rua

Caminhando pela cidade, vez por outra, nos deparamos com animais de rua, geralmente, cães e gatos. Filhotes, animais doentes, animais velhos ou simplesmente um vira lata que nasceu na rua. Se você quer se aproximar do animal e resgatá-lo alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de se aproximar do animal para evitar acidentes.

Animais de rua podem estar assustados, com dor ou alguma doença que pode ser transmitida ao homem, como a raiva por exemplo, que não tem cura.

Ao se aproximar do animal, fique com as mãos expostas e, de preferência, dê algo para ele comer. Muito cuidado nessa aproximação para não ser mordido. Se ele demonstrar sintomas de irritabilidade, não se aproxime procure orientação especializada de um médico veterinário, pois ele é o profissional indicado para fazer essa aproximação

Se você conseguiu fazer o resgate, a primeira providência é levar o cão ou gato a um médico veterinário, pois ele, poderá orientá-lo a respeito de dieta, vacinas, medicamentos e exames necessários para que esse novo animal faça parte da sua vida de forma saudável e segura.

Ofereça água e comida e observe seu comportamento nas primeiras horas.

Não medique, ou trate animais sozinhos sem orientação de médico veterinário, pois acidentes acontecem e doenças são transmitidas.

Verifique se ele tem doença de pele, faça exames de fezes, urina e sangue.

O veterinário ainda deverá orientar sobre banhos para conter possíveis parasitas, como piolhos e carrapatos

Não coloque o animal desconhecido junto com outros animais que você tenha em casa: ele deve ficar de quarentena (o período de isolamento necessário deve ser indicado pelo médico veterinário)