sábado, 1 de julho de 2017

Compesa faz doação de mil mudas para reflorestamento da mata ciliar dos rios Una e Carimã, na Mata Sul




A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa vai realizar a doação de mil mudas de espécies florestais para o reflorestamento da mata ciliar dos Rios Una e Carimã, na Zona da Mata Sul do estado. A ação será iniciada a partir do próximo mês, por meio de uma parceria que foi renovada pela Compesa com o 45º Grupo Escoteiro do Ar Miguel Arraes de Alencar e o 97º Grupo Escoteiro Governador Eduardo Campos, ambos da cidade de Barreiros. A Compesa já havia doado 2 mil mudas que foram plantadas pelos escoteiros nas margens dos dois rios que cortam Barreiros, porém, após a última enchente ocorrida na região, em função das chuvas intensas de maio e junho, algumas dessas mudas foram arrastadas pela força das águas.

O trabalho realizado com os escoteiros de Barreiros integra as ações do Programa Florestar, desenvolvido pela companhia, e busca restaurar a mata ciliar desses rios e sensibilizar as comunidades ribeirinhas acerca da importância de preservar essa vegetação. A parceria prevê, além do replantio nas margens dos rios, a capacitação de 186 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 19 anos, para manipulação e plantio de espécies florestais. As oficinas serão realizadas nos Viveiros Florestais Educadores da Companhia. É interesse da Compesa incentivar e apoiar ações desse tipo, que promovem a preservação do meio ambiente e a educação socioambiental de crianças e adolescentes, tornando-os multiplicadores desse conhecimento em suas comunidades, afirmou o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos. 

No mês de maio, a Compesa apoiou a realização da Gincana Ambiental promovida pela Defesa Civil do município de Barreiros, evento que contou com a participação das duas unidades escoteiras locais. "Agradecemos todo o suporte que tivemos da Compesa para a realização do nosso evento", destacou Renato César, presidente do Grupo Escoteiro Governador Eduardo Campos. De acordo com o diretor Aldo Santos, a companhia está estudando a possibilidade de apoiar outros dois grandes eventos com foco na defesa das causas ambientais, que são organizados pelos escoteiros e estão previstos para acontecer no segundo semestre deste ano: o 26º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco), e o Escotismo no Campus.

Imprensa Compesa