sábado, 15 de julho de 2017

Celpe lança APP para ajudar consumidores a trocar resíduos recicláveis por desconto na conta de energia



A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lançou um aplicativo gratuito para smartphones (disponível para os sistemas Androide, IOS e Windows Phone) para facilitar ainda mais o acesso de clientes ao Vale Luz Celpe. O projeto que, além de reduzir o valor da conta de energia, estimula o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos negativos causados pelos resíduos e estimulando a reciclagem, o Vale Luz faz parte do programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Outra novidade é que o Projeto Vale Luz ampliou os pontos de coleta de materiais recicláveis. Além de um contêiner fixo no estacionamento do Shopping Recife, a iniciativa conta com postos itinerantes de troca de resíduos por descontos na conta de energia. Em cada dia da semana, três tendas estão sendo montadas em diferentes locais de grande circulação nas cidades do Recife, Olinda e Abreu e Lima (ver tabela abaixo). Criado 2008, o Vale Luz também permanece atuando em comunidades de baixa renda do Grande Recife. Nessas localidades, um caminhão faz a visita quinzenal para recolher os resíduos. No ano passado, a Celpe também estendeu o projeto para condomínios situados no Recife e em Olinda. 

APP – Para acessar o aplicativo, o consumidor deve entrar nas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscar “Vale Luz Cliente” e instalar gratuitamente. É preciso realizar um cadastro com número da Conta Contrato de energia, endereço, e-mail e telefone de contato. É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. O cliente poderá participar do Vale Luz utilizando o aplicativo após a validação do cadastro, informada através do e-mail.

Após validação do cadastro, o cliente que for realizar a troca utilizando o aplicativo não precisará apresentar a conta de energia no local em que deixar os resíduos. Basta informar o número do CPF, entregar os resíduos e, após pesagem, acompanhar o valor a ser creditado na conta de energia pelo próprio aplicativo. 

Estão disponíveis no aplicativo Vale Luz as seguintes funcionalidades: 

· Informação da localização e status de funcionamento de todos os pontos de coleta (Aberto ou Fechado);

· Informações dos materiais recebidos e preços praticados;

· Acompanhamento dos créditos gerados mensalmente através da entrega dos resíduos para desconto na conta de energia.

São aceitos para reciclagem metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária). Alguns cuidados devem ser tomados no momento da entrega dos resíduos. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

ECONOMIA – Desde o inicio do projeto em 2008 até junho/2017, mais de 4.000 clientes já foram atendidos pelo Vale Luz, que arrecadou cerca de 830 toneladas de material reciclável e concedeu mais de R$ 159 mil em descontos na conta de energia.

Imprensa Celpe