quinta-feira, 15 de junho de 2017

O combate à violência contra o idoso

O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), promove uma série de ações, ao longo deste mês, para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - 15 de junho. A iniciativa compreende uma grande ação com a oferta de serviços gratuitos de saúde e cidadania em parceria com o Sesc e Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, além da realização de uma campanha de conscientização nas redes sociais e nas linhas de ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife (RMR) em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transportes alertando sobre as violações cometidas contra a pessoa idosa.

CAMPANHA - O tema da violência contra pessoa idosa também será abordado nas linhas de ônibus e nas redes sociais, uma vez que os casos têm crescido a cada ano. Toda a frota que circula na RMR, um total de 2.965 coletivos, vão receber cartazes informativos com os tipos de violação mais frequentes, entre elas, negligência, abandono, agressão física, abuso financeiro e maus tratos.

Nas peças constam o detalhamento do que configura o crime, previsto no Estatuto do Idoso, e também os telefones de contato para denúncias. Ao longo deste ano, o CIAPPI tem realizado inúmeras ações de fiscalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), resultando na interdição de três espaços nos últimos dois meses após constatação de violações. Grande parte da demanda do Centro é proveniente de denúncias. Os demais casos são provenientes da rede de assistência e de demanda espontânea.

O CIAPPI atua prestando apoio psicossocial e jurídico, recebendo denúncias de violação dos direitos da pessoa idosa e encaminhando para as entidades responsáveis. A equipe técnica do CIAPPI é multidisciplinar composta por profissionais da área de psicologia, jurídica e assistência social. Mais informações através do telefone (81) 3182-7649.







Imprensa SEDH PE