sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ministro da Cultura pede demissão e PMDB reivindica cargo

O ministro interino da Cultura, o cineasta João Batista de Andrade, apresentou no fim da manhã desta sexta-feira uma carta de demissão ao presidente Michel Temer. Andrade assumiu a pasta com o pedido de demissão de Roberto Freire (PPS-SP) há um mês, quando veio à tona a delação premiada dos executivos da JBS. Segundo fontes do Palácio do Planalto, Temer nomeará o novo ministro somente depois do dia 24, quando retorna da viagem oficial à Rússia e Noruega.

Um dos nomes cotados para o lugar de Andrade é a deputada federal Laura Carneiro, do PMDB do Rio de Janeiro, advogada e filha do ex-presidente do Senado Nelson Carneiro. As duas bancadas do PMDB, do Senado e da Câmara dos Deputados, reivindicam a indicação para o ministério já que o partido perdeu o Ministério da Justiça e da Segurança Pública com a demissão de Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Andrade é o terceiro ministro da Cultura a pedir demissão desde o início do governo Temer, em maio de 2016. De início, Temer havia eliminado a pasta e a convertido em secretaria do Ministério da Educação. Contudo, após uma forte mobilização dos artistas e de um pedido expresso do ex-presidente José Sarney, Temer recuou da decisão e recriou a pasta.

O primeiro titular foi o diplomata Marcelo Calero, ligado ao PMDB fluminense. Calero pediu demissão depois de alegar que sofreu pressão do então ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para que liberasse uma obra em Salvador, na Bahia, embargada pelo Iphan. Calero chegou a gravar uma conversa com Michel Temer, assim como Joesley Batista. Freire assumiu no lugar de Calero.

Valor Econômico