quinta-feira, 29 de junho de 2017

Lideranças debatem desafios e impactos do Agronegócio

Cerca de 30 lideranças empresariais de Pernambuco participaram do Fórum promovido pela Amcham Recife. O evento teve como foco o debate sobre o Agronegócio com a temática: “Os avanços do setor, desafios e impactos para Pernambuco”. A abertura da ação, contou com palestra presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel. 

Na ocasião, Maciel afirmou acreditar na recuperação da economia com a ajuda do agronegócio. “Já levaram muito do Brasil e continuamos de pé. O agronegócio sempre será um dos pilares na recuperação da economia brasileira, pois analisando outros países do mundo verificamos que ninguém bate o Brasil, temos uma diversidade enorme de produtos, além de uma grande capacidade de competitividade agrícola”, destacou.

O presidente do IPA ainda destacou que, em Inajá, município do Sertão do Moxotó pernambucano, encontra-se um novo polo de cultivo de frutas, com investimentos de mais de R$ 50 milhões de reais, na cultura do melão, com 850 hectares; 30 hectares de melancia e 19 hectares de mamão. Gerando um faturamento entre R$ 15 a 20 milhões de reais por ano. O cultivo gera em torno de 1000 empregos diretos e indiretos na região.

Gabriel Maciel reforçou que Pernambuco é o 4º produtor de carne de frango e 8º produtor de ovos do País, mesmo tendo que importar a ração dos animais. Além de ser o principal produtor da uva que é exportada pelo país, com pouco mais de 90% da fruta sendo produzida no Sertão do São Francisco.

O evento que foi realizado , na tarde da terça-feira (27), no Amcham Business Center, localizado no bairro do Pina, em Recife, ainda contou com palestras de Marcelo Guerra, superintendente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (SindAçúcar- PE); Marcílio Cunha, diretor da MC Logística e Despacho Aduaneiro LTDA. (MCLOG); e Paulo Dantas, diretor presidente da Agropecuária Roriz Dantas LTDA. (Agrodan).

Instituto Agronômico de Pernambuco