sexta-feira, 2 de junho de 2017

Exposição interativa sobre a história da TV brasileira é inaugurada em Recife

A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, inaugura neste sábado (03/06) a “Vila Digital”. No espaço, localizado no Centro Cultural dos Correios de Recife, os visitantes viajarão no tempo, desde o início da TV brasileira, com transmissões em preto e branco, até os dias de hoje, com a qualidade de som e imagem da TV digital. Além da exposição, a Vila Digital também conta com um ambiente interativo que oferece atividades para todas as idades.

A iniciativa tem curadoria da PRÓ-TV e faz parte do trabalho desenvolvido pela Seja Digital para informar e conscientizar a população da região metropolitana de Recife sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que ocorre no dia 26 de julho. Após essa data, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta nessas localidades.

Logo na entrada da exposição, aparelhos de televisão antigos remontam cada uma das décadas desde a primeira transmissão televisiva no Brasil. Ali, é possível assistir aos comerciais dos anos 50, aos musicais e auditórios dos anos 60, aos programas de humor dos anos 70, aos clássicos infantis dos anos 80, aos flashes esportivos dos anos 90 e às cenas da dramaturgia dos anos 2000.

Entre as atividades interativas, características da era da TV digital, a exposição oferece um espaço para tirar fotos com montagens digitais de artistas e simular a apresentação de um programa no estúdio de TV. Quem tiver coragem, pode se arriscar no “Você é o show”. Diante de uma câmera, o visitante se torna cantor de reality show para os amigos. É só sacar o smartphone e compartilhar nas redes sociais o que estiver vendo e vivendo.

A última estação da Vila mostra que o futuro já chegou. É a convergência digital. Hoje, o mundo está conectado e na palma da nossa mão. O desligamento do sinal analógico de TV permitirá a expansão do sinal 4G em 700 MHz, uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem à internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados. As pessoas e as cidades estarão ainda mais conectadas.

Papo de TV

No dia 3 de junho, a PRÓ-TV organiza a mesa redonda “Papo de TV”, trazendo discussão sobre o futuro da televisão em Recife. As presenças de Gunnar Bedicks (diretor técnico da Seja Digital), André Rocha (diretor técnico da Rede Tribuna/Band), Carol Duca (diretora de tecnologia da Rede Globo) e Geraldo Ricarte (diretor de Engenharia e Projetos da Record TV) estão confirmadas para o evento, também aberto ao público.

Vila Digital:

Endereço: Centro Cultural dos Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 - Bairro do Recife - Recife/PE - CEP: 50.030.970
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h, até o dia ­­­09 de Julho. Durante a semana, o espaço também receberá a visita de alunos de escolas públicas de Recife e dos demais municípios.
Entrada franca