segunda-feira, 5 de junho de 2017

Desemprego entre os idosos sobe, enquanto oferta diminui

Francisco Augusto Alves Maia (foto), 68, se aposentou há um ano, depois de trabalhar por 22 anos como operador de caixa na casa noturna New Sagitarius, em Belo Horizonte. Agora, procura uma oportunidade de voltar ao mercado. “Preciso complementar a renda para conseguir pagar as despesas de casa. Aposentadoria é muito pouco, não daria para arcar nem com a metade das contas”, conta. A situação que ele vive é a mesma dos aposentados sem emprego que cadastraram currículo no portal Vagas.com: eles querem voltar a trabalhar.

O estudo “Aposentados ou em idade para se aposentar no mercado de trabalho”, do www.vagas.com, mostra que esse desafio não está sendo fácil. A pesquisa com idosos sem emprego – já aposentados ou não – revela que apenas 17% receberam alguma proposta nos últimos três meses. Em 2012, a oferta era mais que o dobro: 36% haviam sido sondados para voltar ao trabalho.

Se, por um lado, a oferta de postos de trabalho caiu tanto, por outro o número de desempregados idosos procurando trabalho por meio do site especializado aumentou. Neste ano, 72% dos profissionais da terceira idade cadastrados no Vagas.com estão sem emprego. Em 2012, só 48% encontravam-se nessa situação.


Jornal O Tempo (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário