sexta-feira, 16 de junho de 2017

Compesa inicia obra em Setúbal na próxima segunda-feira

A Compesa vai iniciar, na próxima segunda-feira (19), as ações de setorização que buscam modernizar e aumentar o controle operacional do sistema de distribuição de água em Setúbal, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, denominado como Distrito 52. As obras começarão pela Rua Cosmorama, onde serão assentados 650 metros de tubulações (150 milímetros de diâmetro), até o dia 30 deste mês. Como a rua é bastante movimentada e uma das vias de acesso entre as cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes, a companhia optou por executar os serviços no período noturno, no horário das 20h às 6h.

A rua será parcialmente interditada (uma faixa) somente durante o período que ocorrerem as escavações e o assentamento da tubulação. Todos os dias, ao finalizar o serviço, as equipes farão o recolhimento das sinalizações, deixando a rua totalmente liberada para o trânsito. Os trabalhos na Rua Cosmorama acontecerão em trechos de 65 metros, por dia, e contará com a utilização de equipamentos como retroescavadeiras para fazer as escavações. Para evitar muitos ruídos à noite, a companhia determinou que o trabalho de corte do asfalto, feito com serra motorizada, será feito somente durante o dia, de tal forma que não interfirirá no trânsito.

As próximas intervenções programadas para o Distrito 52 são a construção de uma caixa em concreto armado, na Rua Vinte de Janeiro, a implantação 865 metros de rede de distribuição de água, na Rua Camboim, e ainda a instalação de um macromedidor no cruzamento da Rua Baltazar Passos com a Avenida Marechal Juarez Távora. As intervenções em Setúbal integram o Lote 1 das Obras de Setorização da Cidade do Recife, que iniciaram no final de maio deste ano, que buscam isolar os bairros da cidade em setores de abastecimento distintos.

A setorização é realizada por meio da instalação de dispositivos de medição de vazão e pressão na rede de distribuição de água, possibilitando a redução das perdas no sistema e da frequência de vazamentos. Só no Lote 1, estão sendo investidos R$ 4,7 milhões, recursos do FGTS/ Caixa Econômica, para beneficiar mais de 112 mil pessoas nos bairros do Recife, Boa Vista, Santo Amaro, Ilha do Leite, Coelhos, e Setúbal (Boa Viagem). 


Imprensa Compesa