quarta-feira, 21 de junho de 2017

Brasileiros denunciam golpe em festival de cinema em Paris

Um grupo de brasileiros realizou hoje (21) uma intervenção em Paris, contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Com cartazes denunciando um golpe de Estado no Brasil, o coletivo que mantém a página Alerte France Bresil, no Facebook, foi recebido com aplausos e gritos de “Fora Temer” durante a abertura do 19º Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Além de mensagens acusando Temer de conduzir um golpe, os presentes levantaram cartazes com dizeres de “nenhum direito a menos”, em referência às tentativas de reformas do peemedebista e sua coalizão que avançam contra a Previdência e direitos trabalhistas. No domingo (18), o grupo de ativistas realizou uma reunião na Praça da República, na capital francesa, para articular uma agenda de ações em solidariedade ao Brasil.

A reunião tratou, além da agenda de atividades, da unificação das reivindicações por eleições diretas e anulação do impeachment da presidenta eleita em 2014, Dilma Rousseff (PT). O encontro contou com a participação da historiadora brasileira Márcia Camargo. “Nosso objetivo através destas ações é mostrar nossa solidariedade aos resistentes que lutam contra o golpe no Brasil e divulgar informações ao público da França”, afirmam.

O grupo acertou que devem ser realizados encontros “todos os fins de semana na Praça da República. Vamos discutir sobre diferentes formas de resistência em solidariedade com o povo brasileiro. Um golpe de estado vergonhoso, ainda em curso, pode impor-se para os próximos 20 anos”, afirmam. Aos sábados, o grupo de ativistas franco-brasileiros também se reúne no local para atividades culturais, como apreciação de danças e músicas brasileiras.

O 19º Festival de Cinema Brasileiro de Paris conta com programação até a próxima terça-feira (27). O tema central da mostra será os 50 anos do movimento da Tropicália, e contará com exibições de longas como Chico, Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr, Tropicália, de Marcelo Machado, e Elis, do cineasta Hugo Prata. A agenda completa pode ser consultada na página do evento.

Rede Brasil Atual