quinta-feira, 15 de junho de 2017

Ações de saúde e cidadania marcam Dia mundial de Conscientização à Violência contra a Pessoa Idosa

Música, dança, apresentações culturais e prestação gratuita de serviços de saúde, cidadania e beleza marcaram do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, nesta quinta-feira (15/06), em Jaboatão dos Guararapes. A ação é uma realização do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), em parceria com o Sesc e Prefeitura do município. Também participaram da ação: Secretaria de Saúde de Pernambuco, Secretaria de Municipal de Direitos Humanos, Secretaria de Defesa Social, Senac e Defensoria Pública.

Ao longo da manhã, dezenas de idosos puderam realizar testes de colesterol, glicemia e hepatites, aferir pressão arterial, tomar vacina contra a gripe, fazer avaliação física, além de receber orientações sobre saúde bucal, ambiental e nutrição. Na área de cidadania, houve emissão de certidões de nascimento e casamento através do Balcão de Direitos, corte de cabelo, emissão de carteiras de identidade e do Idoso, inscrição para o programa Bolsa Família, além de informações sobre benefícios e orientações com defensor público.

Quem aprovou a iniciativa foi a aposentada Edilene Castro, 63 anos, que aproveitou o evento para repaginar o visual com um novo corte de cabelo. “Estou achando maravilhoso porque muitos dos idosos são solitários. Um evento como esse ajuda na autoestima, tem a diversão, isso é muito bom porque dá alegria”, elogia. 

Coordenadora do CIAPPI, Sandra Jucá, destaca a importância da ação. “Quando a gente promove direitos, quando chamamos a atenção para um dia como este, de conscientização mundial, empoderamos, damos dignidade e elevamos a autoestima da pessoa idosa”, afirma.

Imprensa SEDH PE